Finanças

Servidora de carreira, Ana Cristina Silveira assume presidência do INSS

Em março, o estoque de pedidos aguardando análise caiu de 3,1 milhões para 2,7 milhões

Agência O Globo - 13/04/2026
Servidora de carreira, Ana Cristina Silveira assume presidência do INSS
Ana Cristina Viana Silveira

Ana Cristina Viana Silveira , servidora de carreira, assumiu a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a missão de Gilberto Waller nesta segunda-feira (13), determinada pelo governo Lula. Waller estava no comando do Órgão há 11 meses.

A nova presidente tem como principal desafio acelerar a análise de benefícios e simplificar os processos internos do INSS.

Ana Cristina ingressou no Instituto em 2003 como analista do Seguro Social. Antes de assumir a presidência, ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social. A sua trajetória inclui ainda a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) por quase três anos, período em que dobrou a capacidade de análise de recursos.

A celeridade na concessão de benefícios é vista como fundamental pelo Palácio do Planalto, que tem o impacto negativo da fila de requisitos do INSS nas eleições deste ano. Segundo o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, esse foi um dos principais motivos para a saída de Waller.

Apesar dos avanços recentes, o INSS ainda enfrentou um estoque elevado de pedidos. Em março, o número de requisitos aguardando análise caiu de 3,1 milhões para 2,7 milhões. No entanto, o volume segue alto e é fundamentado pela entrada diária de cerca de 61 mil novos pedidos, conforme dados do próprio Instituto. Nos bastidores, membros do governo avaliam que a redução ainda não é suficiente para reverter a percepção negativa da população.