Finanças

FAB detalha pane técnica que interrompeu operações em aeroportos de São Paulo e congestionou Rio

Interrupção durou cerca de 36 minutos na manhã desta quinta-feira; operações já foram normalizadas e causas serão investigadas

Agência O Globo - 09/04/2026
FAB detalha pane técnica que interrompeu operações em aeroportos de São Paulo e congestionou Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma falha técnica no sistema de controle do espaço aéreo interrompeu temporariamente pousos e decolagens na região de São Paulo na manhã desta quinta-feira (13). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o problema ocorreu entre 9h30 e 10h06, afetando operações na principal área de circulação aérea do país.

Apesar da paralisação, a FAB informou que as aeronaves foram organizadas para garantir a segurança das operações, seguindo protocolos internacionais. “As aeronaves foram devidamente sequenciadas, cumprindo rigorosamente todos os requisitos internacionais de segurança de voo e mantendo o fluxo operacional previsto para o aeródromo”, destacou o órgão.

As atividades já foram normalizadas e o problema técnico será investigado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Entenda a paralisação

Um painel geral no controle de tráfego aéreo da região de São Paulo provocou a suspensão temporária de pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital, e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana. O problema mobilizou autoridades e transportadoras, afetando a operação na principal área de circulação do país.

Segundo a transportadora Aena, responsável por Congonhas, a interrupção foi causada por um painel técnico no centro de controle do espaço aéreo. "Neste momento, todas as operações estão momentaneamente suspensas. Mais informações sobre os motivos do ocorrido podem ser obtidas diretamente com a Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle de tráfego aéreo no país. A empresa está tomando medidas para mitigar os impactos no Aeroporto de Congonhas", informou a empresa.

A GRU Airport, que administra o terminal de Guarulhos, reforçou que a paralisação decorreu de interrupção uma geral no controle de tráfego aéreo da região de São Paulo (TMA-SP), sem relação com ocorrências internacionais no aeroporto.

Informações iniciais apontam que um incêndio teria ocorrido no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, unidade responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. As denúncias de incêndio e a extensão dos danos ainda não foram divulgadas. A normalização das operações depende da retomada do sistema de controle aéreo.

"Os motivos do ocorrido podem ser obtidos diretamente com a Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle de tráfego aéreo no país. Estamos tomando medidas para mitigar os impactos", destacou a instalação em nota.

Céu do Rio sobrecarregado

Com a suspensão das operações em Congonhas e Guarulhos, os voos foram desviados para outros terminais, especialmente o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, que registrou aumento no número de pousos e aeronaves em espera para aterrissagem, provocando sobrecarga momentânea nas operações aéreas da região.

Em nota, o RIOgaleão informou que segue operando normalmente e utilizando sua capacidade e infraestrutura para receber voos redirecionados de São Paulo. Até o momento, a transação não registrou impactos significativos.