Finanças
Gás do Povo deve impulsionar vendas de botijões em 3,9% este ano
Estimativa é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e revendedores já percebem aumento na demanda
O programa Gás do Povo, que subsidia a recarga do botijão de gás para famílias de baixa renda, está movimentando as revendas credenciadas em todo o país. Segundo estimativa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a expectativa é de um aumento de 3,9% nas vendas de botijões de gás em 2026, impulsionado pelo programa do governo federal.
O vendedor Amarilto Santos, que atua em um ponto do Distrito Federal, relata que já percebeu crescimento no número de clientes desde o início da política. “Depois que a gente aderiu ao Gás do Povo, sentimos que o movimento mudou, aumentou, com mais gente à procura do gás”, destaca.
A participação das revendedoras no Gás do Povo é voluntária. Para aderir, é necessário estar autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estar em situação regular na Receita Federal, possuir conta corrente PJ na Caixa e adquirir a máquina de cartão ‘Azulzinha’ para operar no programa.
Com a iniciativa, cerca de 6,4 milhões de domicílios brasileiros passam a ter acesso a uma fonte de energia mais limpa e segura. O benefício é destinado a famílias com pelo menos duas pessoas, inscritas no Programa Bolsa Família e com renda per capita de até meio salário mínimo, além de estarem com os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos dois anos.
Abigail Gomes, dona de casa de Vicente Pires, no Distrito Federal, é uma das beneficiárias. Morando com o marido e duas filhas, ela conta que conseguiu recarregar o botijão de gás gratuitamente pela primeira vez. “Eu fiz a troca aqui e a gente não teve que acrescentar nada. Foi o valor que tinha no vale e eu já estou levando meu botijão cheio. Estou muito feliz com isso”, celebrou.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
3TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve