Finanças
Rui Costa reforça que liquidação do Banco Master é competência exclusiva do Banco Central
Decisão do BC sobre banco de Daniel Vorcaro é alvo de questionamentos do TCU
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira que a competência para decretar a liquidação de instituições financeiras, como o Banco Master, é exclusiva do Banco Central. A declaração ocorre em meio a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), que emitiu despachos solicitando esclarecimentos sobre a decisão da autoridade monetária.
— Quem é apropriado para analisar e tomar as medidas (liquidação do Master), a competência disso pertence ao Banco Central. Esse é o nosso entendimento. Essa competência pertence ao Banco Central, que tem técnicos muito especializados que fazem monitoramento e, portanto, têm ampla capacidade técnica. Os pareceres que são ratificados diante de estudo técnico. Então, qualquer palpite fora disso é isso, palpite — afirmou o ministro ao ser questionado por jornalistas sobre o tema.
Rui Costa participou de um evento no Palácio do Planalto que marcou os três anos dos ataques golpistas do 8 de janeiro. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente a lei aprovada pelo Congresso em dezembro, que reduzia as penas de condenados por golpe de Estado em processos relacionados à tentativa de golpe. A medida beneficiaria, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Também nesta quinta-feira, durante o evento no Planalto, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, determinou a abertura de um processo para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do Banco Master. O caso foi submetido ao plenário do tribunal, em decisão assinada nesta quinta-feira.
De acordo com um auxiliar do presidente Lula, o chefe do Executivo mantém boa relação com Gabriel Galípolo, presidente do BC, e o esforço do governo é para fortalecer institucionalmente a autoridade monetária.
Colaborou Victoria Azevedo
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências