Finanças
Detran RJ alerta para golpes com cobranças falsas de IPVA e multas de trânsito
Sites fraudulentos imitam visual do portal oficial da Sefaz-RJ para enganar motoristas
O Detran RJ emitiu um alerta sobre golpes virtuais envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e multas de trânsito. Criminosos estão utilizando sites falsos e enviando mensagens que simulam cobranças oficiais, mas direcionam os pagamentos para contas bancárias de terceiros.
Segundo o Detran RJ, esses sites fraudulentos apresentam links que levam motoristas a boletos de IPVA que não têm relação com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), órgão responsável pela cobrança do imposto.
A recomendação é que os condutores redobrem a atenção, pois os endereços eletrônicos falsos usam imagens e cores semelhantes às do site oficial da Sefaz-RJ, o que pode confundir os usuários.
Para garantir a segurança no pagamento do IPVA, o motorista deve emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) exclusivamente pelo site oficial da Sefaz-RJ. No portal, basta clicar em "Emissão DARJ IPVA" e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Ao optar pelo pagamento via Pix, é fundamental conferir se aparecem o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido "SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ".
O calendário de pagamento tem início em 21 de janeiro, com vencimento da cota única ou da primeira parcela para veículos com placas terminadas em 0. Os pagamentos podem ser feitos via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras nos bancos parceiros da Secretaria estadual de Fazenda (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).
Multas falsas
O Detran RJ também orienta sobre notificações de multas. A autarquia esclarece que não envia mensagens sobre infrações de trânsito ou suspensão de CNH por e-mail ou SMS. Caso o motorista receba notificações por esses meios, deve desconsiderá-las, pois trata-se de golpe.
As comunicações oficiais do Detran RJ sobre multas são feitas apenas por carta registrada, enviada ao endereço cadastrado do motorista.
Para quitar multas, taxas de licenciamento e outros serviços do Detran RJ, o procedimento correto é acessar o site oficial, selecionar a aba Produtos e serviços, depois Serviços e, em seguida, Tributos. Por fim, escolher Débitos de Veículos do Rio de Janeiro - DUDA, GRT e GRM.
O motorista pode ainda consultar multas e pendências do veículo pelo site do Detran RJ ou pelo aplicativo Posto Digital Detran RJ, disponível para Android e iOS.
Como denunciar
Além de tentativas de fraude financeira, links falsos podem ser usados para coletar dados pessoais e instalar vírus em computadores e celulares.
Denúncias podem ser feitas pelo site oficial do Detran RJ, pelos telefones (21) 2332-0438 e (21) 2332-0450, ou presencialmente na sede da autarquia, na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências