Finanças

Ex-diretor do Banco Central é alvo de ataques nas redes após liquidação do Master

Renato Gomes estava à frente da diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução da instituição quando o banco foi liquidado

Agência O Globo - 07/01/2026
Ex-diretor do Banco Central é alvo de ataques nas redes após liquidação do Master
BANCO CENTRAL.webp

Renato Gomes, ex-diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, tornou-se um dos principais alvos de ataques nas redes sociais após a liquidação do Banco Master, ocorrida pouco antes da virada do ano.

O mandato de Gomes se encerrou em 31 de dezembro. Durante sua gestão, ele defendeu publicamente a intervenção no banco. A liquidação do Master foi decretada pelo Banco Central em novembro.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) detectou um volume atípico de postagens nas redes sociais no final de dezembro e investiga se houve um ataque coordenado ao Banco Central.

As ofensivas partiram de contas conhecidas por promover celebridades e questionaram a credibilidade de órgãos como o Banco Central e a própria Febraban em relação à operação de liquidação do Master, que atualmente está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).