Finanças

Mais de 2 milhões de brasileiros iniciam processo da CNH pelo app CNH do Brasil

Número de solicitações pelo aplicativo supera os requerimentos feitos diretamente nos Detrans, que somam 58.856

Agência O Globo - 05/01/2026
Mais de 2 milhões de brasileiros iniciam processo da CNH pelo app CNH do Brasil
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O novo modelo digital para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já atraiu mais de 2 milhões de brasileiros até esta segunda-feira (5), segundo dados divulgados pelo Ministério dos Transportes. O aplicativo CNH do Brasil, que substitui o antigo Carteira Digital de Trânsito (CDT), simplifica o processo de habilitação, tornando-o menos burocrático e mais acessível em todo o país.

De acordo com o Ministério, o número de solicitações pelo app supera de forma expressiva o modelo tradicional. No mesmo período, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) registraram 58.856 pedidos de habilitação diretamente em suas unidades.

No novo sistema, o pedido de abertura de requerimento é a etapa inicial para obtenção da CNH. Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com mais de 365 mil solicitações, seguido por Minas Gerais (214.179) e Rio de Janeiro (184.732).

Curso de formação de condutores é destaque entre os serviços

Pelo aplicativo CNH do Brasil, o usuário pode iniciar o cadastro, acompanhar todas as etapas e consultar o andamento da solicitação de forma totalmente digital.

Entre os serviços mais procurados está o curso de formação de condutores, que oferece aulas em texto, podcasts, vídeos, simulados, banco de questões e materiais complementares. Mais de 1,6 milhão de brasileiros já acessaram o conteúdo, e 695.626 concluíram a formação, obtendo o certificado de condutor.

Além disso, o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito já conta com mais de 120 mil inscritos. Desses, 49.519 já receberam o certificado que permite atuar de forma independente, sem necessidade de vínculo com autoescolas tradicionais.