Finanças

Depoimento de Vorcaro à PGR dura duas horas e meia; ex-presidente do BRB é ouvido em seguida

PF ainda deve realizar oitiva de diretor do BC antes de decidir sobre possível acareação

Agência O Globo - 30/12/2025
Depoimento de Vorcaro à PGR dura duas horas e meia; ex-presidente do BRB é ouvido em seguida
Daniel Vorcaro - Foto: Reprodução

O depoimento do dono do banco Master, Daniel Vorcaro, à Polícia Federal (PF) teve duração de cerca de duas horas e meia nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, começou a ser ouvido pelas autoridades. A expectativa é que ainda nesta etapa ocorra a oitiva do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos.

Após a conclusão dos depoimentos, a PF deverá decidir se realiza uma acareação entre os três envolvidos, conforme determinação do ministro Dias Toffoli, do STF. As oitivas contam com o acompanhamento de um juiz auxiliar do gabinete do ministro.

Vorcaro, Costa e Aquino são ouvidos porque o empresário tentou vender o banco Master ao BRB, instituição estatal do governo do Distrito Federal (DF), em uma operação vetada pelo Banco Central em setembro. Dois meses depois, Vorcaro foi preso, e o BC decretou a liquidação do Master, em meio a suspeitas de operações fraudulentas que podem chegar a R$ 12 bilhões.

A investigação teve início na Justiça Federal de Brasília, mas foi encaminhada ao STF por ordem do ministro Toffoli, após a PF encontrar um documento que mencionava uma negociação imobiliária de Vorcaro com um deputado federal.

No último sábado, Toffoli afirmou que Ailton de Aquino Santos não é investigado no caso, atendendo a um pedido de esclarecimento do Banco Central. O ministro, entretanto, ressaltou que a apuração "tange a atuação da autoridade reguladora nacional".

Na semana passada, o ministro também negou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para cancelar a acareação entre os depoentes.