Finanças
Banco Central envia ao TCU informações sobre liquidação do Banco Master
Ministro Jhonatan de Jesus solicitou dados em processo que apura possível omissão
O Banco Central (BC) encaminhou nesta segunda-feira, a pedido do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, esclarecimentos detalhados sobre o processo de liquidação do Banco Master.
Entenda o caso:
Os documentos enviados pelo BC serão inicialmente analisados pela unidade técnica do TCU e, posteriormente, encaminhados ao relator do processo. O procedimento tramita sob sigilo, conforme determinação do próprio ministro Jhonatan.
A investigação do TCU apura possível omissão do BC em relação às operações do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro. O banco também é alvo de investigação da Polícia Federal (PF), que resultou na prisão de Vorcaro e outros executivos — todos já liberados.
Jhonatan de Jesus determinou que o BC apresentasse documentação sobre os fundamentos técnicos e jurídicos que embasaram a decretação da liquidação, definida em novembro, incluindo os principais marcos do processo decisório.
O ministro solicitou ainda informações sobre a análise de alternativas menos gravosas previstas em lei, como soluções de mercado ou reorganização, e as justificativas para sua adoção ou descarte.
Além disso, Jhonatan requisitou esclarecimentos sobre eventuais divergências entre áreas técnicas internas do BC e como essas discordâncias foram tratadas. Também foi exigida a apresentação de uma linha do tempo detalhada das negociações anteriores ao encerramento das atividades do banco.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola