Finanças
Detran RJ e Correios iniciam entrega domiciliar de documentos sem custo extra
Três tentativas de entrega serão realizadas antes do envio à agência mais próxima
O Detran RJ passou a contar com o apoio dos Correios para realizar a entrega de documentos diretamente na residência dos cidadãos. Inicialmente, o serviço está disponível para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e pode ser solicitado sem custo adicional.
As entregas, feitas via Sedex, começaram na última segunda-feira (22). Durante o atendimento no Detran RJ, o cidadão pode optar pelo recebimento em casa, sendo fornecido um código de rastreamento exclusivo para cada documento. O status da entrega pode ser consultado pelo CPF no site ou aplicativo dos Correios, o que oferece mais comodidade e reduz a necessidade de deslocamentos. O serviço inclui Aviso de Recebimento.
Três tentativas de entrega
Serão realizadas até três tentativas de entrega em domicílio. Caso não seja possível concluir a entrega, o documento será encaminhado para a agência dos Correios mais próxima do destinatário e ficará disponível para retirada por sete dias úteis. Após esse prazo, o documento será enviado ao posto do Detran RJ indicado, onde poderá ser retirado. Os Correios também enviam comunicados aos usuários que possuem documentos aguardando retirada, reforçando a importância do comparecimento.
A expectativa é de que aproximadamente 260 mil documentos sejam enviados mensalmente. Futuramente, a entrega domiciliar deve abranger outros documentos emitidos pelo Detran RJ, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID), Carteira de Visitante SEAP (para familiares de detentos) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Parceria e segurança
A iniciativa resulta de ajustes de integração, protocolos de segurança e adequações técnicas entre as equipes do Detran RJ e dos Correios, o que garante um processo seguro e rastreável.
Além da entrega domiciliar, os Correios também atuam na transferência de CNH e DIC entre os quase 200 postos do Detran no estado, utilizando o serviço SEDEX para envio e coleta, com embalagens apropriadas para cada tipo de documento.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola