Finanças

IPTU 2026: confira as condições de pagamento em 11 municípios do Estado do Rio

EXTRA reuniu ainda informações sobre descontos, formas de pagamento e data de vencimento

Agência O Globo - 29/12/2025
IPTU 2026: confira as condições de pagamento em 11 municípios do Estado do Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma das despesas que surgem logo no início do ano é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), pago por proprietários de imóveis ou inquilinos. Para facilitar a vida do contribuinte, o EXTRA consolidou informações sobre descontos, formas de pagamento, datas de vencimento e formas de emissões da guia de pagamento em 11 cidades do Estado do Rio.

Rio de Janeiro

No município do Rio, o pagamento poderá ser feito em cota única, com desconto de 7%, ou parcelado em dez vezes, sem abatimento. A primeira cota vai vencer em 6 de fevereiro. As guias de pagamento começarão a ser enviadas pelos Correios a partir de 12 de janeiro. Quem quiser, também poderá emiti-las de forma on-line a partir de 21 de janeiro, no site Carioca Digital (carioca.rio). Para isso, basta informar o número da inscrição do imóvel (presente na guia do ano passado).

Se não tiver recebido a guia de cobrança até 15 dias antes do vencimento da primeira cota, o contribuinte deverá providenciar a segunda via no portal Carioca Digital.

O IPTU poderá ser pago via Pix e débito automático.

São Gonçalo

Em São Gonçalo, o pagamento do IPTU em cota única poderá ser efetuado até o dia 10 de fevereiro de 2026, com descontos progressivos e cumulativos de 10% (a todos os contribuintes que efetuarem o pagamento integral em cota única até a data-limite estabelecida). Também será possível parcelar em até 11 vezes.

Haverá também adicional de 5% de desconto para os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única e que, até 30 de novembro de 2025, estavam com o IPTU e a TCLD de exercícios anteriores quitados ou com parcelamentos em dia. Há ainda outro adicional de 5% de abatimento para aqueles que efetuarem o pagamento integral em cota única até a data-limite estabelecida e realizarem a atualização cadastral no portal eletrônico da prefeitura (colabore.pmsg.rj.gov.br/).

Os carnês serão enviados aos contribuintes a partir de 5 de janeiro. Além do recebimento físico, os moradores poderão acessar e emitir o documento de forma digital pelo site oficial da prefeitura, a partir de 2026. Basta entrar na “Página inicial”, clicar em “Serviços”, depois “Cidadão”, seguindo para “Casa e Moradia” e então “2ª via IPTU/ISS/Taxas”.

A emissão da segunda via do IPTU 2026 também ficará disponível pelo WhatsApp: (21) 2199-6300.

Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias informou que pagamento do IPTU poderá ser realizado em cota única, com desconto de 7%, para os contribuintes que realizarem o pagamento até 13 de fevereiro, ou de 4%, para os contribuintes que fizerem o pagamento até 16 de março. Também será possível parcelar o imposto em até dez vezes, com a primeira parcela a partir de 17 de março. Cada cota deverá ter valor mínimo de R$ 99.

Na hipótese do não recebimento do documento, o contribuinte poderá emitir a segunda via do carnê, acessando o link , ou solicitá-la nos seguintes postos de atendimento:

Praça Roberto Silveira 31 (bairro 25 de Agosto) - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Alameda Esmeralda 206 (bairro Jardim Primavera) - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Poupa Tempo no Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz 2.895 - Caxias Shopping) - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Praça Leão de Moura 4, Vila Nossa Senhora das Graças - Xerém - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefone para mais informações: 0800-000-3627 (somente WhatsApp).

Nova Iguaçu

Em Nova Iguaçu, o contribuinte que optar por fazer o pagamento do IPTU de 2026 em cota única terá 10% de desconto, com vencimento previsto para 10 de fevereiro. O valor também poderá ser parcelado em até dez vezes, sem desconto, com vencimento sempre no dia 15 de cada mês ou no dia útil seguinte. A primeira parcela deverá ser paga no mês de março.

A distribuição das e-cartas começará em janeiro. Elas também poderão ser consultadas e emitidas pelo Portal do Contribuinte, no site da prefeitura (), ou retiradas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Fazenda e Fiscalização Tributária a partir de 20 de janeiro, para o pagamento em cota única, ou 2 de março, em casos de parcelamento.

São João de Meriti

A edição de terça-feira passada (dia 23) do Diário Oficial de São João de Meriti informou que o imposto poderá ser pago em cota única com desconto de 10% até 1º de fevereiro de 2026, com abatimento de 8% até 1º de março de 2026, ou ainda, com desconto de 6% até o dia 1º de abril.

Também será possível parcelar o IPTU em até dez vezes, com a primeira parcela vencendo em 10 de fevereiro de 2026. As restantes (da 2ª até a 10ª cota) serão pagas até o dia 10 de cada mês subsequente.

As guias de recolhimento deverão ser retiradas pela internet, no site , presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Fazenda ou nos postos eventualmente montados para a emissão de guias pela prefeitura.

Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis informou que o IPTU 2026 poderá ser pago em cota única, com desconto de 15% até 31 de janeiro de 2026, ou com desconto de 10% até 27 de fevereiro de 2026. O pagamento também poderá ser parcelado, com a primeira parcela vencendo em 10 de março. A guia de pagamento do imposto estará disponível a partir de 5 de janeiro de 2026, por meio do site da prefeitura ().

Mesquita

Em Mesquita, contribuintes que pagarem a cota única até o dia 31 de janeiro terão 8% de desconto. Quem deixar a quitação integral do IPTU 2024 para fevereiro também terá abatimento no valor, mas de 5%. O desconto será válido apenas para pagamentos realizados até 28 de fevereiro.

O pagamento também poderá ser parcelado em dez cotas, com vencimento sempre no dia 15 ou, caso o dia 15 caia em fins de semana ou feriados, no dia útil seguinte. O primeiro vencimento será em março e o último, em dezembro. Mais informações em .

Belford Roxo

O Diário Oficial do município de Belford Roxo informou que o IPTU poderá ser pago em parcela única até o dia 10 de fevereiro, com 10% de desconto. Caso perca o prazo, a cota única poderá ser paga até o dia 10 de março, com 5% de desconto.

O imposto também poderá ser pago em até dez parcelas mensais e consecutivas, com vencimento no dia 10 de cada mês, sendo a primeira parcela a partir de março de 2026.

O contribuinte que não receber o carnê de IPTU em seu domicílio terá até o dia 31 de janeiro para retirá-lo na prefeitura ou por meio do site .

Niterói

Contribuintes poderão pagar cota única com desconto de 10% até o dia 6 de fevereiro. A taxa também poderá ser parcelada em até 11 vezes, com vencimento a partir de fevereiro, sempre no dia 10 ou no primeiro dia útil seguinte.

Se o carnê não chegar até o dia 16 de janeiro, o niteroiense deverá acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda ().

Petrópolis

Em Petrópolis, a cota única terá até 10% de desconto caso seja paga até 8 de janeiro. Se o contribuinte perder o primeiro prazo, a prefeitura oferece outras duas oportunidades de cota única: até 20 de fevereiro, com 7% de desconto, e até o dia 20 de março, com 5% de abatimento.

Cidadãos que preferirem o parcelamento poderão dividir o imposto em 12 vezes. Os vencimentos ocorrerão sempre no dia 20 de cada mês, com a primeira parcela vencendo em 20 de janeiro.

As guias de pagamento já foram enviadas para as residências pelos Correios, mas também estarão disponíveis on-line, no site oficial da Prefeitura de Petrópolis (). No portal, o contribuinte poderá emitir o boleto de uma só vez ou mensalmente, informando apenas o número da inscrição imobiliária.

A prefeitura também tem pontos de atendimento para a retirada de segunda via: no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro Administrativo do Alto da Serra (Hipershopping), no Inpas, no Parque de Itaipava, na Comdep e na sede da prefeitura.

Teresópolis

Em Teresópolis, os contribuintes que decidirem pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro de 2026 terão 15% de desconto. Quem perder o prazo poderá quitar a cota única até o dia 28 de fevereiro, com desconto de 10%.

Também será possível fazer o pagamento em dez cotas mensais, sem desconto, entre os meses de março e dezembro. Nesse caso, o vencimento será sempre no dia 5.

O pagamento poderá ser feito por guias on-line, que estarão disponíveis em janeiro, no site da Prefeitura de Teresópolis (), ou por meio de carnês físicos.

O pagamento poderá ser feito em casas lotéricas, nas agências do Banco Santander e na Caixa Econômica Federal, e pelo internet banking e terminais de autoatendimento do Itaú e do Banco do Brasil (BB).