Finanças
Correios elaboram plano para recuperar qualidade do serviço e miram clientes estratégicos
Projeto faz parte de diretrizes para reestruturação da empresa, podendo ser colocado em marcha após o fechamento do empréstimo de R$ 12 bilhões
Os Correios desenvolveram um plano para recuperar a qualidade dos serviços de entrega, com foco no relacionamento com clientes estratégicos. Conforme noticiado pelo EXTRA, o índice de entregas realizadas no prazo caiu este ano, devido a dívidas com fornecedores e, mais recentemente, à greve parcial dos funcionários. Atualmente, o percentual está abaixo de 70%, distante da meta de 96%.
O novo plano integra a estratégia de reestruturação da empresa e poderá ser implementado após a conclusão do empréstimo de R$ 12 bilhões firmado com um consórcio de cinco bancos. A expectativa é que a primeira parcela, de R$ 10 bilhões, seja liberada até terça-feira.
Segundo documento obtido pelo GLOBO, o plano de recuperação da qualidade dos serviços está estruturado em dois eixos complementares e indissociáveis. O primeiro eixo visa a recuperação dos atributos dos produtos ofertados, priorizando prazos competitivos, previsibilidade, estabilidade operacional e eficiência logística. O objetivo é que os Correios voltem a ser referência em qualidade no setor.
O foco é estabelecer prazos mais competitivos onde houver retorno comercial comprovado, concentrando recursos em regiões, trechos e modais com maior potencial de receita e participação de mercado. Outra diretriz é o uso inteligente dos modais de transporte, incluindo a revisão da malha, redução de redundâncias e otimização de trechos subutilizados.
O segundo eixo propõe um modelo de excelência no relacionamento com clientes estratégicos, oferecendo valor diferenciado por meio de operações dedicadas, maior confiabilidade e soluções customizadas para as contas que mais contribuem para a receita da empresa.
"Juntos, os dois eixos compõem uma estratégia integrada para elevar o desempenho operacional e fortalecer o vínculo com os segmentos mais relevantes do mercado", destaca o documento da empresa.
Para viabilizar o plano, os Correios criaram um grupo de trabalho com representantes de diferentes diretorias, responsável por coordenar, planejar, monitorar e executar as ações até 30 de janeiro. Ao final, será apresentado um relatório com os resultados e entregas de produtos.
Nesse período, o grupo deverá levantar os prazos praticados pela concorrência, identificar trechos prioritários, definir uma nova malha de transporte, além de desenvolver um fluxo para identificação e priorização de objetos no sistema postal. Também caberá ao grupo definir a carteira de clientes prioritários, identificar suas demandas, construir a arquitetura conceitual do novo modelo de relacionamento e apresentar uma proposta orçamentária.
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