Finanças
Qantas apresenta primeiras imagens de avião que fará voo de 22 horas sem escalas entre Austrália, Londres e Nova York
Airbus A350-1000ULR promete realizar o voo comercial mais longo do mundo a partir de 2027
A companhia aérea australiana Qantas divulgou as primeiras imagens do Airbus A350-1000ULR (Ultra Long Range), aeronave projetada para conectar a Austrália diretamente a Londres e Nova York sem escalas. O modelo integra o ambicioso Projeto Sunrise, que prevê a fabricação de 12 unidades e a estreia do voo comercial mais longo do mundo.
Estreia prevista para 2027
Segundo a Qantas, o primeiro A350-1000ULR já está em fase final de montagem na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, com entrega prevista para o final de 2026. As operações comerciais devem começar no primeiro semestre de 2027. As imagens do modelo foram divulgadas na semana passada.
As principais etapas de produção já foram concluídas: as seções dianteira, central e traseira da fuselagem foram integradas às asas, cauda e trem de pouso. Nesta semana, o jato será transferido para um novo hangar, onde receberá os motores e os instrumentos de teste de voo, marcando o início do programa experimental previsto para 2026.
A autonomia recorde do A350-1000ULR será possível graças a um tanque adicional de 20 mil litros de combustível e a sistemas aprimorados de eficiência. A rota direta poderá reduzir em até quatro horas o tempo total de viagem em comparação a trajetos com escalas.
O interior da aeronave foi projetado para priorizar o conforto e o bem-estar dos passageiros. A Qantas optou por uma configuração de 238 assentos — significativamente menos que outros operadores do mesmo modelo, que costumam ter mais de 300. O avião contará ainda com espaço dedicado a alongamentos e exercícios, telas com programas de movimentação guiada, estação de hidratação e opções de bebidas e lanches leves.
A companhia também promete minimizar o jet lag com tecnologias desenvolvidas em parceria com cientistas do sono, incluindo iluminação personalizada e serviços de bordo ajustados aos fusos horários dos destinos.
O nome Projeto Sunrise faz referência aos lendários voos “Double Sunrise” realizados pela Qantas durante a Segunda Guerra Mundial, quando as aeronaves permaneciam tanto tempo no ar que era possível testemunhar dois nasceres do sol.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido