Esportes
Rafa Câmara estreia antecipada na Haas em Interlagos e Las Vegas
Piloto se junta a Oliver Bearman após saída de Esteban Ocon e conflito de agenda de Ryo Hirakawa.
O piloto Rafael Câmara terá sua estreia pela Haas antecipada. O brasileiro participará dos Grandes Prêmios do Brasil, em Interlagos, e de Las Vegas, nos Estados Unidos. A informação, inicialmente anunciada pelo jornalista Rafael Lopes, da coluna Voando Baixo do ge, foi confirmada pela equipe em suas redes sociais no final da tarde desta terça-feira (03).
Com isso, Câmara assumirá o carro que antes era pilotado por Esteban Ocon, dispensado antes do fim de sua última temporada, e cuja saída foi confirmada. O carro foi conduzido por Ryo Hirakawa no GP do México, realizado no último domingo (01). Ryo conseguiu um ponto após três pilotos que terminaram à frente perderem posições por punições pós-corrida.
Combinação de fatores
A escolha de Rafael Câmara para correr com a Haas no Circuito de Interlagos e no Circuito Urbano de Las Vegas se deu pela sua disponibilidade nos finais de semana em questão. O piloto, que compete pela Fórmula 2 e lidera o campeonato com a Invicta Racing, não terá Grandes Prêmios da categoria nas próximas três semanas.
Assim, Câmara ficará disponível e só retornará à F2 no final de novembro, quando a competição se encerrará com os Grandes Prêmios do Catar e dos Emirados Árabes Unidos, em Lusail e Dubai, ambos mantidos mesmo com os conflitos que acontecem no Oriente Médio.
Da mesma forma, a escolha da Haas pelo piloto brasileiro também se deu pelo conflito de calendário de Ryo Hirakawa, que participará das 6 horas de Monza, última corrida do calendário do World Endurance Championship (WEC), que pode definir o título. O piloto japonês, que atua pela Toyota Gazoo Racing, luta pelo tricampeonato e tem 114 pontos, ao lado dos companheiros Sébastien Buemi e Brendon Hartley, além de estar à frente de outros três pilotos que têm 97 pontos e chances de título: Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries.
Anúncio nas redes sociais
A Haas divulgou o anúncio em suas redes sociais no final da tarde desta terça-feira (03), considerando o horário de Brasília. Nela, a equipe confirmou a antecipação do término do contrato com Ocon e a introdução de Rafa Câmara ao público novamente.
Veja a tradução do texto inserido com a foto de Rafael:
"A TGR Haas F1 Team confirma que Esteban Ocon não competirá mais em seu nome no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2026.
Rafael Câmara agora será parceiro de Ollie Bearman na equipe no Grande Prêmio de São Paulo.
Rafael fará sua estreia na Fórmula 1 em solo natal este ano, tendo sido anunciado no último mês como um dos contratados de tempo integral da TGR Haas F1 Team para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2027."
TGR Haas F1 Team can confirm that Esteban Ocon will no longer compete on its behalf in the 2026 FIA Formula 1 World Championship. Rafael Câmara will now partner Ollie Bearman in the team at the São Paulo Grand Prix. Rafael will make his Formula 1 debut on home-soil this year having last month been announced as one of TGR Haas F1 Team’s full-time driver signings for the 2027 FIA Formula 1 World Championship. #HaasF1 #F1
— TGR Haas F1 Team (@HaasF1Team) November 3, 2026
Vínculo de Rafael com a Haas
Rafael Câmara foi anunciado pela Haas em 15 de outubro deste ano. O piloto foi escolhido para substituir Esteban Ocon após superar Leonardo Fornaroli e Ryo Hirakawa nos testes realizados no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal.
O contrato de Rafa o garante na equipe estadunidense até, pelo menos, o final de 2028. Sua estreia, inicialmente prevista para 2027, foi antecipada para acontecer em casa, no Brasil.
Sobre o GP do Brasil
O Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ocorrerá entre a próxima sexta-feira (06) e o próximo domingo (08). Os dois primeiros treinos livres acontecerão no dia 06, às 12h30 e às 16h, enquanto o terceiro treino e o classificatório ocorrerão no sábado (07), às 11h30 e às 15h. A corrida, no domingo, será às 14h. Todos os horários citados estão no fuso de Brasília.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo