Esportes

Filho de Fagner enfrenta ex-clube na final do Brasileiro Sub-17

Henrique Lemos entrou no segundo tempo da derrota do Cruzeiro por 3 a 0.

Esporte News Mundo 01/11/2026
Filho de Fagner enfrenta ex-clube na final do Brasileiro Sub-17
Henrique Lemos, filho de Fagner, joga pelo Cruzeiro na final do Brasileiro Sub-17 contra o Corinthians. - Foto: Reprodução GE

O meio-campista Henrique Lemos, de 16 anos, filho do lateral-direito Fagner, voltou à Neo Química Arena neste sábado (31), mas como jogador do Cruzeiro. Revelado nas categorias de base do Corinthians, o atleta entrou no segundo tempo da derrota por 3 a 0 para o time paulista, no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-17. A partida marcou o reencontro do jovem com o clube que deixou em 2025, acompanhando a transferência do pai para a equipe mineira.

Henrique começou no banco de reservas e foi acionado na etapa final pelo técnico Wendel. O Corinthians já havia construído vantagem com um gol de Lucas Splichal e dois de Lucca Caramico. O jogador teve poucas oportunidades de participar das ações ofensivas do Cruzeiro.

A presença do filho de Fagner chamou atenção pelo histórico da família no Corinthians. O lateral defendeu a equipe profissional em duas passagens, entre 2006 e 2007 e de 2014 a 2024, conquistando dois Campeonatos Brasileiros e três títulos paulistas.

Henrique também construiu parte de sua trajetória no Parque São Jorge, onde atuou nas categorias inferiores e chegou a ser capitão da equipe sub-15.

Saída do Corinthians e chegada ao Cruzeiro

A transferência de Henrique Lemos aconteceu em fevereiro de 2025, depois que Fagner passou a defender o Cruzeiro. Na ocasião, dirigentes das categorias de base do Corinthians explicaram que a mudança envolvia a decisão familiar de manter o jovem próximo dos pais.

O clube paulista manteve participação nos direitos econômicos do atleta.

Em abril de 2026, Henrique assinou seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro, válido até março de 2029. O jogador também acumula convocações para a Seleção Brasileira Sub-15 e participou da conquista da Copa 2 de Julho.

A presença na final marcou seu retorno após um período afastado por lesão. Antes da decisão, Henrique não disputava uma partida desde 15 de setembro.

Cruzeiro precisará reverter vantagem

O Corinthians venceu o primeiro confronto da decisão com gols de Lucas Splichal e Lucca Caramico, duas vezes, e abriu vantagem na disputa pelo título nacional.

O jogo de volta está marcado para terça-feira (3), às 21h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

O Cruzeiro precisará vencer por três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por quatro para conquistar o título no tempo regulamentar. O Corinthians ficará com a taça se vencer, empatar ou perder por até dois gols de diferença.