Esportes

Makhachev justifica ausência no UFC 336

Islam Makhachev fala sobre a recusa de lutar em janeiro para defender o cinturão dos meio-médios

Esporte News Mundo 27/10/2026
Makhachev justifica ausência no UFC 336
Islam Makhachev justifica sua ausência no UFC 336 e explica motivos relacionados ao Ramadã. - Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC

Várias especulações nas últimas semanas apontavam que Islam Makhachev colocaria em jogo seu cinturão da categoria dos meio-médios em janeiro, no UFC 336, diante de Carlos Prates. No entanto, o russo acabou não aparecendo na programação do evento, confirmado para Toronto, no Canadá.

No último final de semana, o Ultimate Fighting Championship (UFC) anunciou que Prates enfrentará Michael Morales pelo cinturão interino da divisão até 77 kg no UFC 336, visando um futuro confronto com o atleta do Daguestão. Os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão foram revelados pelo campeão linear da categoria nesta semana.

Em entrevista ao site pound4padel, Makhachev explicou sua recusa em lutar em janeiro pelo cinturão. Segundo o atual detentor do título, este momento permite que o brasileiro e o equatoriano, os dois melhores cotados para enfrentá-lo, disputem essa posição, para que o vencedor possa posteriormente lutar pelo controle da divisão.

“O Carlos (Prates) e o Michael (Morales) vão lutar e determinar quem será o verdadeiro desafiante. Eu enfrentarei o vencedor. Os dois terão de se enfrentar... O UFC me ofereceu a luta contra o Carlos, mas ele perdeu para o Ian (Machado Garry), a quem já venci. Se eu o vencer, o Michael seria o próximo da fila, e ele não está lutando e esperando pela chance. Que eles lutem e vamos ver quem será mesmo o próximo desafiante”, declarou o russo.

A decisão de Makhachev de não lutar no UFC 336 gerou irritação em Carlos Prates, que recorreu às redes sociais para criticar o russo por preferir esperar que ele e Morales se enfrentassem, em vez de lhe dar a chance do 'title shot', ao qual argumenta ser o desafiante número 1 da categoria. Essa situação também gerou várias indagações dos fãs sobre os motivos de sua ausência.

Durante a coletiva do UFC 333, Dana White afirmou que a decisão de colocar o cinturão interino em disputa na categoria dos meio-médios foi motivada pela recusa do campeão linear em lutar pouco antes do Ramadã, mês sagrado do Islã, em que os praticantes devem jejuar do nascer ao pôr do sol.

O Ramadã em 2027 começará em 8 de fevereiro, poucos dias depois da data do UFC 336, marcada para 30 de janeiro. Makhachev e os lutadores de sua equipe, como seu atual treinador Khabib Nurmagomedov, sempre se abstêm de lutar neste período do ano para respeitar os preceitos de sua religião.