Esportes

Britânico é superado no fim e vê Hrgovic se tornar campeão dos pesados

Itauma falha em busca de ser o mais jovem desde Tyson

Estadao Conteudo 29/08/2026
Britânico é superado no fim e vê Hrgovic se tornar campeão dos pesados
Moses Itauma e Filip Hrgovic - Foto: Reprodução / Instagram

Contra todas as apostas, o croata Filip Hrgovic derrotou o britânico Moses Itauma, por nocaute técnico no nono assalto, neste sábado, na O2 Arena, em Londres, e se tornou o novo campeão mundial dos pesos pesados, na versão da Federação Internacional de Boxe (FIB).

Itauma, de 21 anos, tinha como objetivo ser o segundo peso pesado mais jovem da história a se sagrar campeão, superado apenas pelo lendário Mike Tyson, que em 1986, aos 20 anos, 4 meses e 23 dias, conquistou o título do Conselho Mundial de Boxe ao derrotar o canadense Trevor Berbick no segundo assalto.

Itauma dominou sete dos oito primeiros rounds, mas perdeu ritmo no nono e viu o adversário crescer no combate, conseguindo a vitória.

Hrgovic, de 34 anos, soma 22 vitórias (16 nocautes) e apenas uma derrota. Com isso, Itauma sofreu sua primeira perda após 14 triunfos, sendo 12 por nocaute.

Com combinações rápidas de gancho de direita e direto de esquerda, o canhoto Itauma predominou na luta. Por sua parte, Hrgovic se destacou pelo grande poder de encaixe. O britânico conseguiu uma queda no segundo assalto e o croata teve o supercílio aberto no quarto round.

Itauma diminuiu um pouco o ritmo e sentiu a força de Hrgovic nos contra-ataques, mas os cinco primeiros assaltos foram dominados pelo lutador do Reino Unido.

O sexto assalto foi o melhor para Hrgovic, que trocou golpes violentos com Itauma no minuto final. Entretanto, no geral, o britânico ainda se destacou nos três minutos do round.

Itauma parecia sentir o desgaste físico, apesar dos 13 anos de 'vantagem' sobre Hrgovic, que aproveitou para ir melhor no sétimo assalto.

O britânico se recuperou e conectou golpes fortes no oitavo round; Hrgovic sentiu, mas conseguiu se manter em pé. Por pouco o juiz não interrompeu a luta.

Ambos boxeadores estavam muito cansados. Hrgovic foi para o ataque no nono assalto, Itauma aceitou a luta, os dois acertaram fortes golpes, e o britânico pareceu sentir uma lesão na perna, levando seu córner a jogar a toalha e encerrando o combate.