Esportes
Erling Haaland marca duas vezes e garante a vitória sobre o Brasil, classificando a Noruega para as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez.
EAST RUTHERFORD, NJ (AP) – Erling Haaland marcou e Andreas Schjelderup pulou nas costas de seu companheiro de equipe. Haaland marcou novamente e Schjelderup saltou novamente.
Com um gol de cabeça aos 79 minutos e outro antes do fim do tempo regulamentar, Haaland carregou a Noruega nas costas e a levou às quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Brasil no domingo, que mostrou o talento do atacante no maior palco do futebol.

“Talvez isso faça história na Noruega”, disse Haaland. “Todo mundo só precisa se divertir. Este é um dia insano. É um dos dias mais insanos da história da Noruega. Apenas aproveitem, curtam e vivam o momento.”
Após ter sido praticamente irrelevante durante boa parte da tarde e ter tocado pouco na bola, Haaland conversou com o técnico Ståle Solbakken na pausa para hidratação do segundo tempo, que lhe disse para gastar toda a energia e tentar a sorte.
Haaland brilhou no momento decisivo, cabeceando com precisão após um passe perfeito de Andreas Schjelderup, que entrou no intervalo. Pouco mais de um minuto depois, Haaland marcou seu sétimo gol no torneio, passando a bola entre as pernas de Danilo, empatando a disputa pela Chuteira de Ouro com o argentino Lionel Messi e o francês Kylian Mbappé.
“Foi como se fosse um presente de Deus que a bola tivesse entrado no gol”, disse Haaland após marcar em sua 14ª partida consecutiva pela seleção. Ele tem 27 gols nesse período e 62 em 54 jogos com a Noruega.
Do outro lado, o goleiro Ørjan Nyland teve uma atuação estelar. Ele fez uma defesa crucial logo no início, mergulhando para a esquerda para impedir o pênalti cobrado por Bruno Guimarães aos 14 minutos, e depois defendeu com a mão esquerda um chute de Endrick no final da partida, quando a Noruega se segurava em uma vantagem de apenas um gol.
O único gol que Nyland permitiu foi de Neymar, em cobrança de pênalti nos acréscimos, o que alterou o placar final. Neymar, de 34 anos, afirmou que esta foi sua última partida pela seleção brasileira.
Nyland, que aos 35 anos é o jogador mais velho de sua equipe, foi um fator crucial em uma vitória histórica que figura entre as mais significativas da história do país — pelo menos no masculino. A seleção feminina da Noruega venceu a Copa do Mundo em 1995, mas a masculina só se classificou quatro vezes, e não chega às oitavas de final desde 1998.
“Acho que todos os cidadãos noruegueses estão vivendo a noite de suas vidas”, disse Solbakken. “Algumas pessoas dizem que mudamos a Noruega para sempre. Provavelmente, vão festejar por uma semana ou mais.”

A Noruega enfrentará a Inglaterra no próximo sábado, em Miami Gardens, na Flórida. Solbakken disse que mais de uma dúzia de amigos já reservaram viagens para o sul da Flórida.
Guimarães tornou-se o primeiro jogador brasileiro a não marcar um pênalti em Copas do Mundo desde Zico, em 1986. A decisão de escalá-lo em vez do craque Vinícius Júnior gerou questionamentos imediatos e poderá ser alvo de críticas por muito tempo.
O técnico Carlo Ancelotti afirmou que ele e sua equipe realizaram um estudo estatístico ao longo de um ano que determinou que, com Neymar fora de campo e Raphinha lesionado , Guimarães era a escolha certa.
Houve muitas outras oportunidades perdidas, incluindo Casemiro falhando um cruzamento de Neymar no que poderia ter sido o golo do empate.
“Realmente não aproveitamos todas as oportunidades que criamos”, disse o capitão Marquinhos. “Tivemos um pênalti, outras chances também, mas é assim que funciona a Copa do Mundo. Quem comete menos erros consegue avançar para a próxima fase e sair vitorioso.”
O Brasil volta para casa com expectativas muito abaixo do esperado, já que a seleção pentacampeã mundial precisava praticamente vencer para se manter na disputa. A potência global viu sua sequência de oito participações nas quartas de final do torneio chegar ao fim, sendo eliminada antes dessa fase pela primeira vez desde 1990.
Foi a sétima derrota consecutiva do Brasil para adversários europeus nas oitavas de final da Copa do Mundo, desde a vitória sobre a Alemanha na final de 2002. A ausência do meia Lucas Paquetá, lesionado, não ajudou.
A Noruega contou com o retorno do zagueiro Julian Ryerson, que se recuperou de uma lesão que o afastou dos dois últimos jogos, e Solbakken foi recompensado pelas mudanças feitas no intervalo, com Schjelderup dando as assistências para os dois gols de Haaland.
“Durante o jogo, você tem que tomar as decisões que considera apropriadas”, disse Solbakken. “Eu tinha a intuição de que o Oscar (Bobb) e o Andreas poderiam fazer a diferença, e me senti mais seguro com eles em campo, da maneira que eu queria que jogássemos no segundo tempo, e então vocês viram o que aconteceu.”
Essas mudanças contribuíram para a surpresa, embora esta não tenha sido tão impactante quanto a da fase de grupos de 1998. A Noruega mostrou o quanto evoluiu como nação futebolística desde então, e a eliminação do Brasil foi o passo mais recente nesse processo.
Os torcedores da Seleção, vestidos de amarelo, superavam em número os da Noruega, muitos dos quais fizeram a agora famosa Viking Row nas arquibancadas — com os torcedores brasileiros até mesmo comemorando antes do início da partida. Os torcedores brasileiros ficaram atônitos quando o silêncio retornou após o jogo, com Haaland tocando o tambor e liderando a celebração.

"Já atingi o meu auge algumas vezes durante este torneio, mas este foi um novo auge", disse Haaland.
Entre os 80.663 espectadores que lotaram o local, também estavam o rapper Jay-Z, o comediante Chris Rock, o ator Woody Harrelson, a atriz Sofía Vergara e o jogador de basquete Jalen Brunson , do New York Knicks, campeão da NBA , que arrancou aplausos entusiasmados ao aparecer nos telões.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
5INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião