Esportes
Portugal vira sobre Croácia e avança às oitavas com gols de CR7 e Ramos
Esportes, Portugal, classificado, Copa do Mundo 2026, Oitavas de Final, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, Croácia

O jogo ficou marcado pela atuação do craque português de 41 anos, que pela primeira vez balançou as redes em uma partida eliminatória da Copa. O atacante também se tornou o jogador mais velho a marcar em jogo mata-mata do Mundial. O jogador deixou o campo contrariado aos 36 minutos da etapa final, quando o técnico o substituiu pelo meio-campista Ruben Neves.
Notícias relacionadas:
- Espanha repete feito do Brasil de 1958 em classificação sobre a Áustria.
- Endrick cita papo com veteranos e confiança em Ancelotti: "iluminado".
- Debaixo de muito calor, Brasil segue preparação para encarar Noruega.
A late winner sends Portugal into the Round of 16! 👏#FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) July 3, 2026
Portugal começou melhor no primeiro tempo, com quatro finalizações nos primeiros 16 minutos de jogo, a mais perigosa delas aos 4. A jogada começou com Rafael Leão disparando com a bola pela esquerda e cruzando na medida para Bruno Fernandes finalizar dentro da área, mas o goleiro Livakovic fez ótima defesa. A partir daí, os portugueses passaram a ter mais posse de bola, mas atacavam com lentidão, facilitando a defesa bem armada dos croatas, e foram pouco eficientes nas finalizações. A partida ficou arrastada. Já no minuto final, João Cancelo cruzou na área e, ao tentar desviar a bola, Stanisic deu de bandeja para Rafael Leão bater sozinho, mas ele chutou mal e isolou.
CR7 answers back 🎯#FIFAWorldCup pic.twitter.com/Cy8ob6SXWR
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) July 3, 2026
Na volta do vestiário, logo no primeiro minuto, Nuno Mendez invade a área e tem a chance de abrir o placar, mas decide rolar para Cristiano Ronaldo, que para na marcação. No minuto seguinte, foi a vez do croata Kovacic entrar na grande área e, pela esquerda, chutar firme, mas Diego Costa defendeu. Seis minutos depois, não teve jeito: a Croácia inaugurou o marcador. A jogada começou pelo lado direito com cruzamento de Stalinic para Matanovic, mas a bola passa direto e cai nos pés de Pericic, que acerta o fundo da rede na saída do goleiro Diogo Costa.
O jogo seguiu acelerado, totalmente diferente da primeira etapa. Aos 12 minutos, faltou pouco para Rafael Leão empatar ao disparar uma bomba da entrada da área, mas a bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Rafael Leão salvou o gol português ao defender um chute certeiro de Petar Sucic. O ataque português seguiu com tudo para empatar e quase conseguiu aos 15 minutos: João Cancelo cruza para CR7 bater no fundo da rede na saída de Livakovic, mas o bandeira marcou impedimento, depois confirmado após revisão do VAR.
Aos 19 minutos, os portugueses reclamaram de pênalti após Renato Veiga ser agarrado dentro da grande área por Vlasic. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. CR7 cobrou com categoria e deixou tudo igual em Toronto. O atacante deslocou o goleiro Livakovic, que foi para a direita, e bateu no meio do gol. Foi o terceiro gol do craque lusitano nesta edição do Mundial e o primeiro em um jogo mata-mata da Copa.
Esta vontade. Esta união. 𝗘́ 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗨𝗚𝗔𝗟. ❤️🔥🥹 #VaiDarPortugal | #FIFAWorldCup pic.twitter.com/JlzE4vKw5r
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2026
A luta pela classificação foi ficando dramática. A Croácia quase passou à frente do placar aos 29 minutos, com um chute forte de Kovacic da entrada da área, mas a bola acertou a trave, e no rebote, Diego Costa salvou novamente. Os croatas seguiram colecionando chances de gols. Aos 43, Sucic cruzou da direita para Pasalic, que se livrou da marcação antes de cabecear, mas a bola foi para fora. Até que, aos 48, Rafael Leão cruzou na área para Gonçalo Ramos subir no meio de dois marcadores e marcar de cabeça, o gol da virada e da classificação de Portugal às oitavas de final.
Antes do apito final, aos 57 minutos, quase que a Croácia arranca o empate com um gol contra de Ruben Neves, que interceptou a bola que batera em Pasalic. Após checagem do VAR, o gol foi anulado pelo árbitro, que viu impedimento de Pasalic. Os portugueses suspiraram aliviados. A partida só terminou aos 63 minutos, com surpreendentes 18 minutos de acréscimos.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
3INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
4FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
5EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior