Esportes

Morre Brito, titular do Brasil na conquista do tricampeonato no México

Ex-zagueiro da Seleção Brasileira e do Vasco tinha 86 anos e estava internado no Rio de Janeiro com pneumonia

Agência Brasil 12/06/2026
Morre Brito, titular do Brasil na conquista do tricampeonato no México
Morre Brito

Hércules Brito Ruas, o Brito, morreu nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, aos 86 anos. O ex-zagueiro foi titular da Seleção Brasileira na conquista do tricampeonato mundial, na Copa do Mundo de 1970, no México, e também defendeu o Brasil no Mundial de 1966.

A informação foi confirmada na página oficial do tricampeão mundial nas redes sociais. Brito estava internado há pouco mais de uma semana, com quadro de pneumonia.

O atleta começou a carreira no Vasco da Gama, clube pelo qual se projetou no futebol. Após uma temporada emprestado ao Internacional, assumiu a condição de titular em 1960, com a responsabilidade de substituir Bellini, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira.

Convocado para a Copa do Mundo de 1970, no México, Brito foi titular em todos os jogos da campanha que deu ao Brasil o tricampeonato mundial.

Na histórica Seleção do Tri, formou o sistema defensivo ao lado de nomes como Carlos Alberto, Piazza e Everaldo. A equipe brasileira venceu a Itália por 4 a 1 na final, disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

A formação que marcou a história do futebol mundial tinha Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Pelé e Tostão.

Homenagem

O Vasco da Gama prestou homenagem ao ex-jogador, que defendeu o clube por vários anos, em publicação nas redes sociais.

“Com o mais profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento de Brito, um dos maiores zagueiros da história do Vasco da Gama. Hércules Brito Ruas tinha 86 anos, era vascaíno de berço e foi revelado em São Januário”, publicou o clube.

De acordo com o Vasco, Brito disputou 405 jogos e marcou 11 gols em duas passagens pelo clube: em 1957 e entre 1959 e 1969. Pelo Cruzmaltino, conquistou o Torneio de Paris de 1957 e o Torneio Rio-São Paulo de 1966.

“Suas atuações e seu porte físico o levaram para a Seleção Brasileira, a qual defendeu em duas Copas do Mundo: 1966 e 1970, de onde saiu com o Tri-Mundial”, destacou a postagem do clube.

Notícias relacionadas: Futebol: exposição conta a história da camisa canarinho; Exposição interativa mostra participação do Brasil em Copas do Mundo.