Esportes
Bola de Ouro 2026 deixa Paris e terá cerimônia realizada em Londres
Premiação dos melhores jogadores do mundo será celebrada na capital inglesa em outubro, marcando 70 anos do troféu.
A cerimônia da Bola de Ouro , que confirma os melhores jogadores e jogadoras de futebol do planeta, terá um novo cenário em 2026. Tradicionalmente realizada em Paris, a premiação será exclusiva para Londres, com o evento programado para a final do ano.
A mudança de local, marcada para 26 de outubro, comemora o 70º aniversário da entrega do troféu, vencido pelo lendário primeiro inglês Stanley Matthews. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelos organizadores, pela revista France Football e pela Uefa . O local exato da cerimônia, porém, ainda não foi divulgado.
Londres também é a cidade natal de Harry Kane, maior artilheiro da história da seleção inglesa, e do Arsenal, clube que encerrou um jejum de 22 anos ao conquistar a Premier League nesta temporada. O Arsenal, inclusive, disputa seu primeiro título da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain neste sábado.
Harry Kane viveu uma temporada excepcional pelo Bayern de Munique, marcando 61 gols em 51 partidas, incluindo 14 gols na Liga dos Campeões — competição em que o clube alemão foi eliminado pelo PSG nas semifinais — e outros cinco gols pela seleção inglesa nas eliminatórias da Copa do Mundo.
Na edição masculina da Bola de Ouro do ano passado, realizada em Paris, o vencedor foi Ousmane Dembélé, após o PSG conquistar seu primeiro título da Liga dos Campeões. Dembélé anotou 19 gols em 39 jogos pelo clube parisiense nesta temporada, sendo titular em apenas 11 partidas na campanha do título da Ligue 1. Na Liga dos Campeões, soma sete gols antes da final contra o Arsenal.
No futebol feminino, Aitana Bonmatí, vencedora das últimas três Bolas de Ouro, teve lesões durante a temporada, retornando apenas no fim para ajudar o Barcelona a conquistar quatro títulos, incluindo mais uma Liga dos Campeões no último sábado.
A escolha dos premiados é feita por um painel global composto por 100 jornalistas. Cada um seleciona seus 10 favoritos a partir de uma lista de 30 indicados, elaborada pela France Football , pelo jornal L'Équipe e pela Uefa .
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2LUTO
Professora Dorinha morre aos 57 anos após complicações de cirurgia em Arapiraca
-
3LOTERIAS
Mega-Sena especial de 30 anos tem ganhadores no Rio e em Fortaleza; confira o resultado
-
4LOTERIAS
Mega-Sena 30 anos: confira o resultado do sorteio especial e os maiores prêmios da história
-
5OBRA IMPORTANTE
Novo binário de Arapiraca está com 95% das obras concluídas