Esportes

Recalculando a rota: África pode virar alternativa ao petróleo do Oriente Médio?

Com tensões no Oriente Médio, grandes petroleiras voltam seus olhos para as reservas africanas, mas desafios tecnológicos e históricos levantam dúvidas sobre o futuro da exploração no continente.

Sputinik Brasil 22/05/2026
Recalculando a rota: África pode virar alternativa ao petróleo do Oriente Médio?
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As recentes tensões no Oriente Médio e as ameaças ao fornecimento mundial de energia têm impulsionado grandes corporações petrolíferas a direcionarem seu interesse para as reservas de petróleo e gás natural da África. O objetivo é diversificar riscos e encontrar alternativas rápidas diante de eventuais bloqueios no principal polo produtor global.

No entanto, a maior parte das novas reservas africanas encontra-se em águas profundas e ultraprofundas, o que demanda tecnologia avançada, investimentos elevados e um longo período de exploração até que a produção atinja níveis significativos. O avanço das petroleiras ocidentais no continente reacende discussões: estariam as potências repetindo práticas históricas de apropriação dos recursos naturais africanos?

Para analisar esse cenário, Melina Saad e Marcelo Castilho entrevistam Franco Alencastro, mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.