Esportes

Palmeiras supera expulsão e vence Athletico-PR no Allianz Parque

Com um a menos desde o início do segundo tempo, Verdão segura pressão e mantém liderança isolada

19/04/2026
Palmeiras supera expulsão e vence Athletico-PR no Allianz Parque
Palmeiras supera expulsão e vence Athletico-PR no Allianz Parque - Foto: Reprodução / Instagram

O Palmeiras enfrentou o Athletico-PR neste domingo (16), no Allianz Parque, e saiu vitorioso por 1 a 0, mesmo jogando praticamente todo o segundo tempo com um jogador a menos. Murilo foi expulso aos dois minutos da etapa final, mas o Verdão mostrou solidez defensiva e garantiu o triunfo na 12ª rodada do Brasileirão.

O gol da vitória foi marcado por Gustavo Gómez ainda no primeiro tempo. O resultado mantém o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira — que cumpriu mais uma partida de suspensão —, isolado na liderança com 29 pontos. O Athletico-PR permanece em sexto lugar, com 19 pontos.

O início do jogo foi marcado por uma postura agressiva do Athletico, que obrigou Carlos Miguel a fazer boa defesa na finalização de Viveros. No entanto, o ímpeto dos visitantes durou pouco. O Palmeiras, mesmo sem grande criatividade, impõe seu estilo com forte aplicação tática e logo substituiu o controle da partida.

Com mais de 60% de posse de bola no primeiro tempo, o Verdão neutralizou as investidas adversárias e quase não permitiu que o Athletico chegasse ao campo de ataque. Carlos Miguel passou o restante da etapa inicial sem ser ameaçado.

No meio-campo, Andreas Pereira e Arias atuaram discretamente, enquanto Allan, apesar de participativo, também não brilhou. O gol saiu em jogo de insistência: após cruzamentos, Gómez perdeu a divisão, mas ficou com a sobra e finalizou com precisão para as redes.

O cenário mudou logo no começo do segundo tempo, quando Murilo recebeu o terceiro cartão amarelo por falta em Viveros e foi expulso. A partir daí, o Palmeiras precisou redobrar a atenção defensiva.

Apesar da inferioridade numérica, o time da casa conseguiu se proteger bem e evitou a pressão constante do Athletico, que só criou chances reais nos minutos finais. O time paranaense chegou a ter um pênalti a favor, mas a decisão foi anulada após revisão do VAR.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 ATHLETICO-PR

PALMEIRAS – Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Arthur; Emiliano Martínez, Andreas Pereira (Lucas Evangelista), Allan (Benedetti) e Arias (Felipe Anderson); Ramón Sosa e Flaco López (Bruno Fuchs). Técnico: João Martins (auxiliar).

ATLÉTICO-PR – Santos; Terán, Aguirre (Leozinha) e Arthur Dias; Jadson (João Cruz), Luiz Gustavo (Renan Peixoto), Portilla (Zapello) e Esquivel; Mendoza, Viveros e Dudu (Felipe Chiqueti). Técnico: Odair Hellmann.

Gol – Gustavo Gómez, aos 14 minutos do primeiro tempo.

Árbitro – Felipe Fernandes de Lima (MG).

Cartões amarelos – Benedetti e Ramón Sosa (Palmeiras); Portilla, Jadson, João Cruz e Renan Peixoto (Athletico-PR).

Cartão vermelho – Murilo (Palmeiras).

Renda – R$ 3.489.280,07.

Público – 39.714 torcedores.

Local – Allianz Parque, em São Paulo (SP).