Esportes
Robô humanoide vence meia-maratona em Pequim e supera recorde mundial humano pela primeira vez
Equipamento desenvolvido por empresa chinesa completa 21 km em tempo inferior ao de atletas de elite, marcando avanço histórico na robótica.
Um robô humanoide estabeleceu um novo marco ao vencer uma meia-maratona para robôs em Pequim neste domingo (19), superando pela primeira vez o recorde mundial humano para a distância.
O robô, criado pela Honor — fabricante chinesa de smartphones —, percorreu os 21 quilômetros em 50 minutos e 26 segundos, conforme divulgado pela Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Pequim (Beijing E-Town) em publicação no WeChat.
O desempenho ficou abaixo do tempo do recordista mundial humano, o ugandense Jacob Kiplimo, que completou a mesma distância em cerca de 57 minutos, em março, durante uma competição em Lisboa.
Além de superar o recorde humano, o resultado representa um avanço notável em relação à edição inaugural do evento, realizada em 2025, quando o vencedor concluiu a prova em 2 horas, 40 minutos e 42 segundos.
A disputa, realizada paralelamente a uma corrida para humanos, contou com alguns imprevistos: um robô caiu logo na largada e outro colidiu com uma barreira.
Du Xiaodi, engenheiro de testes e desenvolvimento da Honor, afirmou que a equipe ficou satisfeita com o resultado. Segundo ele, o design do robô foi inspirado em atletas de alto rendimento, com pernas de cerca de 95 centímetros e equipado com um avançado sistema de refrigeração líquida, desenvolvido majoritariamente pela própria empresa.
"No futuro, parte dessas tecnologias poderá ser aplicada em outros setores. A confiabilidade estrutural e o sistema de refrigeração líquida, por exemplo, têm potencial para uso em cenários industriais", ressaltou Du Xiaodi.
Apesar de a comercialização em larga escala de robôs humanoides ainda estar distante, o público demonstrou entusiasmo com a competição. Sun Zhigang, espectador que acompanhou a prova com o filho, destacou as transformações observadas: "Sinto mudanças enormes neste ano. É a primeira vez que robôs superam humanos, algo que eu nunca imaginei".
Wang Wen, que também levou a família ao evento, observou que os robôs atraíram grande parte da atenção: "Isso pode sinalizar a chegada de uma nova era", afirmou.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
3DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
4COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia
-
5ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana