Esportes
Lucas Braathen lamenta queda e destaca propósito nos Jogos de Inverno: 'Viemos para fazer a diferença'
Após conquistar ouro no slalom gigante, esquiador brasileiro sofre queda e valoriza diversidade e representatividade do Brasil na competição
Medalhista de ouro no slalom gigante do esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, no sábado, Lucas Pinheiro Braathen não encerrou a participação no slalom desta segunda-feira como esperava. Uma queda na reta final da primeira descida interrompeu o sonho de disputar mais um pódio. O esquiador brasileiro lamentou as condições climáticas durante sua apresentação, afirmou que estava preparado para eventuais erros, mas destacou a importância de sua campanha. “Estávamos aqui para fazer a diferença.”
Braathen foi o sexto a descer a montanha de Bormio e vinha com excelente tempo, disputando a liderança. No entanto, perdeu o equilíbrio e se despediu precocemente, após o brilho conquistado no sábado.
“Esse é o nível mais alto, esse é o esqui alpino. Um esporte muito complexo, com muitos fatores. A gente está competindo com a natureza, com clima, neve, sol, tudo. Acordo todo dia treinando para ficar preparado para tudo. Estava preparado para isso também”, declarou o esquiador, filho de mãe brasileira e pai norueguês, que optou por defender as cores verde e amarelo.
Apesar da tristeza por não avançar à segunda descida – apenas os 30 melhores, sem quedas, disputam a decisão do ouro –, Lucas preferiu valorizar a conquista do sábado e exaltar o trabalho do Brasil nos Jogos de Inverno.
“Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno só para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte”, afirmou, ressaltando sua conquista.
“Acho que esse ouro representa a força que existe nessa diversidade, algo que eu quero trazer ainda mais para o esporte. Vejo que temos vários atletas brasileiros que provavelmente vão crescer a cada ano, isso é algo muito lindo. E tudo isso representa meu propósito na vida, o de fazer a diferença e inspirar outros a terem coragem de seguir seus sonhos”, completou.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista