Esportes

Andrea Bocelli será a atração principal da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina

11/01/2026
Andrea Bocelli será a atração principal da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina
O cantor Andrea Bocelli se apresenta durante o sorteio da Copa do Mundo de futebol de 2026 no Kennedy Center em Washington, sexta-feira, 5 de dezembro de 2025. - Foto: Foto AP/Alex Brandon, Arquivo

MILÃO (AP) — O tenor Andrea Bocelli, conhecido por seu talento para o crossover musical, estará entre as atrações principais da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, em 6 de fevereiro, juntando-se à diva pop Mariah Carey , já anunciada anteriormente, disseram os organizadores neste domingo.

cerimônia de abertura acontecerá no icônico estádio de futebol San Siro, em Milão, e contará com o Desfile dos Atletas e apresentações ao longo das três horas de espetáculo, que promete ser o momento mais assistido dos Jogos.

Refletindo o status dos Jogos de Milão-Cortina como a Olimpíada mais dispersa da história, elementos da cerimônia de abertura também serão realizados em outros três locais, permitindo a participação de atletas de todas as modalidades. Momentos serão transmitidos para o público pela televisão a partir de Cortina, no coração das Dolomitas, Livigno, nos Alpes italianos, e Predazzo, na província autônoma de Trento.

A cerimônia também incluirá uma homenagem ao falecido estilista italiano Giorgio Armani , que faleceu em setembro aos 91 anos. Armani desenhou por muito tempo os uniformes olímpicos da equipe italiana, e seu legado como um dos fundadores do prêt-à-porter italiano está intimamente ligado a Milão, onde deixou sua marca com o Teatro Armani, o Museu Silos e o patrocínio do time de basquete EA7 Emporio Armani Milano.

Bocelli, cantor de formação clássica cujas gravações incluem música clássica e pop, já se apresentou na coroação do Rei Carlos III e no 75º aniversário da Constituição Italiana, em Roma. Em um lançamento que abrange toda a sua carreira, intitulado “Duets” (30º Aniversário ), Bocelli canta em italiano, inglês, francês e espanhol, colaborando com músicos que vão de Karol G a Chris Stapleton.

Segundo sua agenda oficial, ele participará da cerimônia olímpica durante um intervalo de sua turnê mundial, viajando no dia seguinte para se apresentar no Schottenstein Center em Columbus, Ohio, em 7 de fevereiro, seguido por outras seis apresentações nos Estados Unidos.

A apresentação de Bocelli "será um dos momentos mais emblemáticos do evento, unindo o espetáculo à essência dos valores olímpicos", afirmaram os organizadores em comunicado, acrescentando que a inclusão de Bocelli "contribuirá com um tom contemporâneo e global para a narrativa".

Detalhes sobre a cerimônia, que está sendo produzida por Marco Balich, um veterano com mais de uma dezena de cerimônias olímpicas em seu currículo, vêm sendo divulgados aos poucos nos últimos meses.

Carey, a primeira estrela internacional confirmada para se apresentar no San Siro, adiciona um toque de prestígio do pop americano ao evento de abertura. A vencedora de seis prêmios Grammy anunciou sua participação em uma publicação no Instagram dizendo: “Ci vediamo a Milano”, que em italiano significa “Vejo vocês em Milão”.

As atrizes italianas Sabrina Impacciatore, que participou da segunda temporada de "The White Lotus" da HBO, e Matilde De Angelis, que estrelou a série da Netflix "The Law According to Lydia Poet", também participarão da cerimônia de abertura, anunciaram os organizadores.

Espera-se uma multidão de 60.000 espectadores, com milhões de pessoas assistindo pela televisão.

O astro do balé internacionalmente aclamado Roberto Bolle será a atração principal da cerimônia de encerramento , que está marcada para a antiga Arena Romana de Verona, em 22 de fevereiro.