Esportes
Macclesfield, da sexta divisão, surpreende o atual campeão da FA Cup, Crystal Palace, em uma partida chocante. O Manchester City marcou 10 gols
A FA Cup proporcionou mais um resultado de conto de fadas no sábado, quando o Macclesfield, da sexta divisão — treinado pelo irmão de Wayne Rooney — eliminou o então campeão Crystal Palace em uma das maiores zebras da competição.
As equipes estavam separadas por 117 posições na hierarquia do futebol inglês, mas o Macclesfield venceu por 2 a 1, o que, dada a diferença nas posições da liga, entra para a história como o resultado mais improvável nos 155 anos de história da FA Cup.
No outro extremo, o Manchester City goleou o Exeter, da terceira divisão, por 10 a 1, em uma partida que contou com um gol na estreia de Antoine Semenyo, contratado por 87 milhões de dólares .
O fato de o City ter igualado o recorde da sua maior vitória de sempre não foi a notícia do dia na terceira rodada.
Pertencia ao Macclesfield, um pequeno clube do noroeste da Inglaterra que foi relançado depois que seu antecessor, o Macclesfield Town, foi liquidado em 2020 devido a dívidas.
A equipe, 14ª colocada na National League North, ainda está se recuperando da perda de seu atacante de 21 anos, Ethan McLeod, que morreu em um acidente de carro voltando de uma partida contra o Bedford Town em 16 de dezembro. Uma faixa com seu nome foi pendurada atrás dos bancos de reservas no jogo contra o Palace, e sua família estava nas arquibancadas para assistir à partida.
Foi uma tarde emocionalmente desgastante para John Rooney, irmão mais novo de Wayne Rooney, ídolo da Inglaterra e do Manchester United, que estava no jogo a trabalho para a BBC.
“Terminamos o jogo e, quando entro no escritório, vejo a mãe e o pai do Ethan lá. Isso é muito especial para mim”, disse John Rooney. “Só de saber que eles estavam aqui conosco, e tenho certeza de que o Ethan estava olhando por nós hoje.”
O Macclesfield abriu o placar pouco antes do intervalo com o capitão Paul Dawson, e Isaac Buckley-Ricketts ampliou para 2 a 0 aos 60 minutos, após uma confusão na área.
O gol de falta de Yeremy Pino no último minuto, que garantiu a vitória do Palace, deixou o Macclesfield em uma situação tensa nos acréscimos, enquanto a torcida da casa gritava "Silkmen! Silkmen!" — o apelido do clube.
O Macclesfield sobreviveu, e seus jogadores adicionaram seus nomes à história da competição.
Os torcedores invadiram o campo do Moss Rose — o modesto estádio do Macclesfield com capacidade para 5.900 pessoas — em comemoração ao apito final, enquanto Dawson e Duffy eram carregados nos ombros.
"Eu não achava que fosse possível, mas existe aquela pequena esperança de que tudo pode acontecer no dia", disse Rooney, que começou e terminou sua carreira de jogador como meio-campista no clube e está apenas em sua primeira temporada como treinador.
“Não consigo acreditar. Fomos incríveis desde o primeiro minuto.”
A última vez que o Palace jogou na FA Cup, venceu o City na final e conquistou seu primeiro troféu.
A tarde desastrosa do Palace foi resumida quando o zagueiro americano Chris Richards cometeu uma falta no último minuto dos acréscimos. Richards jogou pela primeira vez desde que foi retirado de maca durante as quartas de final da Copa da Liga contra o Arsenal, em 23 de dezembro, devido a um corte no pé direito.
"Não tenho palavras para descrever essa atuação", disse o técnico do Palace, Oliver Glasner.
O capitão do Palace, Marc Guéhi, conversou com os torcedores que viajaram para o jogo após a derrota.
Espertinhos da cidade
Semenyo foi escalado como titular pelo técnico do City, Pep Guardiola, um dia após sua chegada vindo do Bournemouth, e esteve entre os nove jogadores do City que marcaram gols. O lateral-direito Rico Lewis balançou as redes duas vezes.
Num gesto de classe, Semenyo agradeceu aos torcedores do Bournemouth "por todas as lembranças" em um anúncio de página inteira publicado no jornal local Bournemouth Echo antes da partida.
“Ele é um cara humilde”, disse Pep Lijnders, auxiliar técnico do City, que estava comandando a área técnica enquanto Guardiola cumpria suspensão de um jogo, sobre Semenyo. “Ele traz algo para o ataque que realmente queremos e precisamos.”
"Ele consegue atacar rápido, gosta de perseguir, é um cara que não para."
O antigo clube de Semenyo perdeu para o Newcastle por 7-6 nos pênaltis, após um empate em 3-3 num confronto entre times da Premier League, disputado no St. James' Park.
Anthony Gordon empatou para o Newcastle com um pênalti nos acréscimos. Harvey Barnes marcou seu segundo gol pelo Newcastle dois minutos antes do fim da prorrogação, mas Marcus Tavernier empatou para o Bournemouth nos segundos finais, levando o jogo para os pênaltis.
Na disputa de pênaltis, o goleiro do Newcastle, Aaron Ramsdale, defendeu a cobrança de Bafodé Diakité, naquele que acabou sendo o último chute.

Os jogadores do Macclesfield FC, Paul Dawson (à direita) e Isaac Buckley-Ricketts, comemoram após a partida da terceira rodada da Copa da Inglaterra entre Macclesfield Town e Crystal Palace, no Leasing.com Stadium, em Macclesfield, Inglaterra, no sábado, 10 de janeiro de 2026. (Martin Rickett/PA via AP)
Primeira vitória de Rosenior
O Chelsea marcou a estreia do novo treinador Liam Rosenior no comando da equipe com uma vitória por 5 a 1 sobre o Charlton Athletic, da segunda divisão.
O zagueiro Jorrel Hato e Tosin Adarabioyo marcaram um gol cada, um em cada tempo, para um Chelsea que fez várias alterações na equipe, antes de Marc Guiu e os reservas Pedro Neto e Enzo Fernandez ampliarem o placar.
Rosenior foi contratado na terça-feira com um contrato de seis anos para substituir Enzo Maresca e veio do Strasbourg, que faz parte do mesmo grupo proprietário do Chelsea.
Mais sofrimento para
Spurs
O Tottenham encerrou uma semana desastrosa com uma derrota por 2 a 1 para o Aston Villa.
Na quarta-feira, o Tottenham sofreu um gol nos acréscimos e perdeu para o Bournemouth na Premier League, e alguns de seus torcedores descontentes se envolveram em uma discussão com jogadores, incluindo Micky van de Ven. Cristian Romero também criticou duramente o clube nas redes sociais.
Emi Buendia e Morgan Rogers marcaram para o Villa no primeiro tempo e Wilson Odobert descontou para o Tottenham.
Em mais um confronto entre times da Premier League, o Sunderland venceu o Everton nos pênaltis após o jogo terminar empatado em 1 a 1 na prorrogação.
Equipes da Premier League como Brentford, Fulham, Burnley e Wolverhampton venceram adversários de divisões inferiores.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa