Esportes

Messi preferiria ser dono do que técnico ao deixar de jogar

Por Associated Press 09/01/2026
Messi preferiria ser dono do que técnico ao deixar de jogar
O astro do futebol argentino Lionel Messi acena para os fãs durante sua turnê pela Índia em Nova Délhi, Índia, segunda-feira, 15 de dezembro de 2025. - Foto: AP

BUENOS AIRES (AP) — Lionel Messi preferiria se tornar proprietário de um clube em vez de treinador quando deixasse o cargo de jogador, disse o astro do futebol argentino.

Em outubro, ele assinou uma prorrogação de contrato de três anos com o Inter Miami para levá-lo à temporada de 2028.

“Não me vejo como treinador,”, disse Messi, de 38 anos, ao canal de streaming Luzu TV em uma entrevista gravada em dezembro que foi ao ar na terça-feira. “Gosto de gerenciamento, mas se tiver que decidir por um dos três, gostaria de ser proprietário.

“Eu gostaria de ter meu próprio clube, ser capaz de cultivá-lo, começar de baixo e ser capaz de dar às crianças, às pessoas, a oportunidade de crescer e torná-lo um clube importante. Se eu tivesse que escolher, isso é o que mais me atrairia.”

Messi, que levou a Argentina ao título da Copa do Mundo no Catar em 2022, já é a parte proprietário da equipe da quarta divisão do Uruguai Deportivo LSM, que é co-propriedade do companheiro de Inter Luis Suarez.

“O Deportivo LS é um sonho de família que começou em 2018. Crescemos muito com mais de 3.000 membros, disse o fundador do clube, Suarez, em maio passado, em um vídeo ao lado de Messi. “Quero oferecer ao futebol uruguaio, o lugar que amo e onde cresci quando criança, oportunidades e ferramentas para adolescentes e crianças crescerem.”

Messi, oito vezes vencedor da Bola de Ouro, também tem uma futura participação minoritária no Inter incluída em seu contrato.

Messi ganhou a Chuteira de Ouro da MLS nesta temporada após marcar 29 gols, cinco a mais que Denis Bouanga, do LAFC, e Sam Surridge, do Nashville. Ele também teve 19 assistências, e suas 48 contribuições totais de gols foram uma chance de igualar o recorde da liga estabelecido por Carlos Vela em 2019.

Messi também se tornou o se tornou o primeiro jogador a vencer back-to-back MVP awards na história da MLS.