Esportes

Dois gols de Rice ajudam o Arsenal a virar o jogo contra o Bournemouth e a abrir seis pontos de vantagem na Premier League

STEVE DOUGLAS, repórter esportivo da AP 03/01/2026
Dois gols de Rice ajudam o Arsenal a virar o jogo contra o Bournemouth e a abrir seis pontos de vantagem na Premier League
Declan Rice, do Arsenal, comemora após marcar o segundo gol de sua equipe durante a partida do Campeonato Inglês entre Bournemouth e Arsenal, em Bournemouth, Inglaterra, no sábado, 3 de janeiro de 2026. - Foto: Foto AP/Alastair Grant

Declan Rice provou por que é um dos principais candidatos a jogador da temporada da Premier League ao inspirar o Arsenal a uma vitória de virada sobre o Bournemouth, que abriu uma vantagem de seis pontos no sábado.

O meio-campista inglês marcou dois gols no segundo tempo — com finalizações rasteiras e de lado quase idênticas — na vitória por 3 a 2 no litoral sul.

Rice era dúvida para a partida devido a uma lesão no joelho que o obrigou a ficar de fora da vitória por 4 a 1 sobre o Aston Villa na terça-feira. Ele estava apto o suficiente para retornar e fez a diferença entre as equipes.

“Vamos precisar que todos contribuam em diferentes momentos, então estou feliz em ajudar a equipe”, disse Rice, que marcou dois gols em um jogo da Premier League pela primeira vez.

O Arsenal ficou em desvantagem aos 10 minutos, quando Evanilson finalizou para o gol vazio após interceptar um passe desastroso de Gabriel Magalhães.

O zagueiro brasileiro se redimiu ao marcar o gol de empate seis minutos depois, após uma jogada individual de Noni Madueke, seu segundo gol em dois jogos como titular desde que retornou de uma lesão que o afastou dos gramados por seis semanas.

Após os dois gols de Rice, um chute de longa distância do reserva do Bournemouth, Eli Junior Kroupi, aos 76 minutos, deixou o final da partida tenso, mas o Arsenal conseguiu segurar a vitória e conquistar a quinta consecutiva, mantendo Villa e Manchester City a uma distância segura na disputa pelo título.

O Aston Villa é o adversário mais próximo do Arsenal após a vitória por 3 a 1 sobre o Nottingham Forest.

John McGinn, do Aston Villa, comemora o terceiro gol da equipe durante a partida do Campeonato Inglês em Birmingham, Inglaterra, no sábado, 3 de janeiro de 2026. Foto: Martin Rickett/PA via AP



O City pode retornar ao segundo lugar, quatro pontos atrás do Arsenal, se vencer o Chelsea no domingo.

Recuperando-se

O Villa se recuperou da sua primeira derrota em dois meses — para o Arsenal — quando o capitão John McGinn marcou duas vezes no segundo tempo, após o gol de longa distância do atacante inglês Ollie Watkins nos acréscimos do primeiro tempo.

Morgan Gibbs-White reduziu a desvantagem para 2-1 aos 61 minutos, mas McGinn restaurou a vantagem de dois gols do Villa após uma falha do goleiro do Forest, John Victor, que saiu da área na tentativa de interceptar um lançamento longo. McGinn driblou Victor com facilidade e chutou a bola para o fundo da rede de 30 jardas (metros).

Victor saiu de campo lesionado imediatamente após o gol.

A sequência de 11 vitórias consecutivas do Villa — que incluiu oito vitórias no campeonato — chegou ao fim na terça-feira com uma goleada de 4 a 1 sofrida para o Arsenal .

John McGinn, do Aston Villa, comemora o segundo gol de sua equipe durante a partida do Campeonato Inglês contra o Nottingham Forest, em Birmingham, Inglaterra, no sábado, 3 de janeiro de 2026. (Cody Froggatt/PA via AP)

Os Wolves finalmente vencem

O Wolves venceu o West Ham por 3 a 0, conquistando finalmente sua primeira vitória na liga nesta temporada e encerrando seu início historicamente ruim na elite do futebol inglês.

Nenhuma equipe demorou tanto para registrar sua primeira vitória na Premier League desde a criação da competição, em 1992.

Jhon Arias, Hwang Hee-chan e Mateus Mané marcaram os gols do Wolves no primeiro tempo, levando a equipe a seis pontos, mas ainda a 12 pontos da zona de segurança, com 18 jogos restantes.

O técnico do Wolves, Rob Edwards, disse estar dividido entre sentir "um pouco de alívio e muita satisfação".

"Devemos aproveitar", disse ele, "mas é apenas uma vitória. É só isso."

O Wolves estava apenas seis pontos atrás do penúltimo colocado Burnley, que perdeu para o Brighton por 2 a 0, e oito pontos atrás do antepenúltimo colocado West Ham.

O técnico do West Ham, Nuno Espírito Santo, disse que a atuação de sua equipe foi "vergonhosa" e a pior de sua carreira como treinador.

"Não me lembro de um dia sequer em que me senti tão mal em um campo de futebol", disse Nuno.

_

Steve Douglas está em https://twitter.com/sdouglas80