Esportes
São Paulo aposta em elenco mais jovem para 2026 e admite falhas no departamento médico
Clube reconhece necessidade de rejuvenescimento do grupo e anuncia parcerias para inovação na área de saúde após temporada marcada por lesões
O São Paulo enfrenta uma temporada marcada por lesões e reconhece a necessidade de mudanças profundas no elenco e no departamento médico. O clube já planeja para 2026 um elenco mais jovem, visando reduzir o número de contusões e acompanhar a evolução do futebol nacional.
De acordo com apuração do Estadão, o São Paulo identificou que perdeu o protagonismo em inovação médica, área na qual já foi referência. O departamento médico, que será reforçado por novas parcerias, trabalha para modernizar os processos de recuperação dos atletas.
Hoje, a média de idade do elenco profissional é de 28 anos, acima dos principais rivais: Palmeiras e Corinthians têm média de 26,4 anos, enquanto o Flamengo está próximo, com 28,2 anos. Entre os destaques do grupo tricolor estão jogadores experientes, como o goleiro Rafael, de 36 anos, e Luiz Gustavo, o mais velho do elenco, com 38.
A idade média do elenco coincide com a de André Silva, vice-artilheiro do time no ano, com 14 gols. Luciano, artilheiro da equipe com 15 gols, tem 32 anos. Ferreirinha, terceiro na lista, tem 27 anos, e Lucas Moura, com cinco gols, tem 33. Com exceção de Lucas, todos sofreram lesões ao longo da temporada. Oscar, principal reforço do ano, está afastado desde julho devido a fraturas na coluna e lesão muscular; ele tem 34 anos.
O calendário de 2025 será igualmente exigente: os campeonatos estaduais começam em 11 de janeiro, com o Brasileirão iniciando apenas 17 dias depois. A Copa do Brasil estreia em 18 de fevereiro, mesma data marcada para possíveis compromissos internacionais, caso o São Paulo avance na Libertadores.
A próxima janela de transferências, de 5 de janeiro a 3 de março, deve marcar uma atuação do clube em busca de reforços mais jovens e maior aproveitamento dos atletas formados nas categorias de base.
O planejamento para 2026 envolve também a Divisão de Excelência Médica do clube. O setor reconheceu um "descuido" na busca por inovação em saúde. Em 2004, o São Paulo criou o Reffis, Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica, que foi referência nacional e passou por renovação em 2022. Apesar disso, o clube admite certa defasagem e busca retomar o protagonismo com novas parcerias, que serão anunciadas em evento no Salão Nobre do MorumBis nesta quinta-feira. Entre as novidades está a criação do Ambulatório de Medicina Regenerativa e Reparativa no CT da Barra Funda.
No empate contra o Flamengo nesta quarta-feira, o São Paulo teve nove desfalques por lesão: Calleri (transição física após cirurgia no joelho esquerdo), Ryan (cirurgia no joelho esquerdo), André Silva (lesão no joelho direito), Luan (lesão no adutor direito), Oscar (lesão muscular na panturrilha esquerda), Leandro (dores no joelho esquerdo), Dinenno (artroscopia no joelho direito), Wendell (ruptura parcial da fáscia plantar do pé esquerdo) e Rodriguinho (dores no joelho direito).
Com o objetivo de garantir vaga na Libertadores, o São Paulo volta a campo neste sábado, às 21h (de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, em Santos.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal