Curiosidades

Paquitas se reencontram com Xuxa na turnê “O último voo da nave”

Apresentação terá participação especial de antigas assistentes de palco da artista

Agência O Globo - 30/06/2026
Paquitas se reencontram com Xuxa na turnê “O último voo da nave”
Paquitas

O retorno de Xuxa aos palcos com a turnê “O último voo da nave” promete marcar o encerramento simbólico de uma era na trajetória da artista — embora não represente sua aposentadoria. O espetáculo transmitiu elementos do universo que consagrou a apresentadora e cantora, especialmente junto ao público infantil.

Com ensaios já em andamento, o projeto deverá reunir referências marcantes da carreira de Xuxa e contará também com a participação de antigos assistentes de palco: as paquitas.

Segunda publicação feita pela própria apresentação, ex-paquitas participam dos preparativos e devem integrar o espetáculo, em uma retrospectiva da memória dos programas comandados por Xuxa e de personagens que fizeram parte da história da televisão brasileira.

Ao longo dos anos, diversas ex-paquitas seguiram caminhos diferentes dentro e fora da mídia. Letícia Spiller , que integrou o grupo como Pituxa, tornou-se atriz e carreira de destaque em novelas. Andréa Veiga , a primeira Paquita, também seguiu trajetória como atriz e apresentadora.

Tatiana Maranhão , conhecida como Paquitita, atua atualmente como assessora de comunicação de Xuxa. Já Ana Paula Guimarães , a Catuxa, tornou-se diretora de televisão e assinou a direção artística do documentário “Pra Sempre Paquitas” .

Outros ex-integrantes também foram contratados ligados à televisão e ao entretenimento, como Bárbara Borges , Andréa Sorvetão , Ana Paula Almeida e Roberta Cipriani . Alguns voltaram aos holofotes em realidades e projetos de mídia, enquanto outros optaram por se afastar da fama.