Curiosidades

Musical que celebra carreira de Fafá de Belém estreia em São Paulo

Em cena, a cantora paraense é interpretada por Lucinha Lins, Helga Nemetik e Laura Saab, sua neta; montagem fica em cartaz até 12 de julho

Agência O Globo - 13/06/2026
Musical que celebra carreira de Fafá de Belém estreia em São Paulo
Fafá de Belém - Foto: Reprodução

“Que negócio é esse de que vão contar minha história?”, brincou Fafá de Belém, aos risos, ao aparecer em um ensaio do musical criado em sua homenagem. Depois de temporada no Rio de Janeiro, a montagem “Fafá” chega aos palcos paulistanos e fica em cartaz até 12 de julho no Teatro Claro Mais SP, na Zona Oeste de São Paulo.

Com quase três horas de duração, o espetáculo revisita a trajetória da cantora paraense, que construiu uma carreira marcada pela diversidade da música brasileira — do sertanejo ao brega — e ficou conhecida como “Musa das Diretas” durante o processo de redemocratização do país. A montagem mistura humor, memória e emoção, levando Fafá a gargalhadas e também às lágrimas.

“Essa montagem me trouxe muito orgulho”, afirmou a cantora. “É um musical fundamentalmente brasileiro, que conta lendas e fala do Brasil profundo. O espetáculo traz a Amazônia real, suas formas de viver e suas histórias, que estão embaixo dessa floresta de que todo mundo fala.”

O enredo se desenvolve a partir da criação de um documentário sobre a vida da artista, que completa 50 anos de carreira e fará 70 anos em agosto. A infância em Belém, ao lado da família, ganha espaço central na narrativa — uma fase que, segundo o diretor Gustavo Gasparani, é constantemente revisitada por Fafá ao longo de sua trajetória artística.

“Tudo que ela viveu começa naquela casa de Belém: a relação com a política, a religiosidade e a proximidade com Portugal. Tudo está naquele berço”, explicou o diretor. “Nossa música brasileira é muito rica, e meu interesse é explorar sua teatralidade. Há canções que não poderiam ficar de fora, como ‘Filho da Bahia’, ‘Nuvem de lágrimas’ e ‘Vermelho’, mas nada entra de forma gratuita.”

Para representar diferentes fases da vida da cantora, o espetáculo reúne as atrizes Lucinha Lins, amiga próxima de Fafá e que chegou a fazer backing vocals em álbuns da artista, e Helga Nemetik.

Para Lucinha, o papel trouxe uma novidade divertida: uma gargalhada inspirada na homenageada. A atriz afirma que as duas têm “um agito parecido”.

“Eu não ria dessa maneira. Agora estou fadada a rir pelo resto da minha vida parecido com Fafá de Belém, mas isso só me traz alegria. Somos contemporâneas e vivemos coisas absolutamente iguais”, contou Lucinha.

Além da celebração da carreira de Fafá, a montagem tem um significado especial para a família. Pela primeira vez, Laura Saab, neta da cantora, sobe ao palco em um musical. Aos 14 anos, a filha mais velha de Mariana Belém interpreta a avó nos primeiros anos de vida. Antes do espetáculo, Laura já havia trabalhado como dubladora no canal infantil Turma Tube, no YouTube.

Interrogação em família

Fafá conta que percebeu o amor da neta pelos musicais ainda na infância, quando a levava para assistir a montagens teatrais. Em cena, Laura incorporou trejeitos observados na matriarca da família, depois de muita pesquisa e de conversas em casa.

“Aconteceram jantares em família em que ela me dizia: ‘Vamos comer ou você vai me fazer um interrogatório?’”, diverte-se Laura. “Peguei referências de histórias que ela me contou e de trejeitos que imagino que não mudaram com o tempo, e fui colocando na peça. Me impacta muito ver no musical a cena ligada ao Círio de Nazaré, porque vou à celebração desde que estava na barriga da minha mãe. É muito forte.”