Curiosidades
Bob Weir, fundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos
Guitarrista foi um dos principais nomes da contracultura dos anos 1960 e ajudou a transformar a banda em referência histórica do rock psicodélico
Bob Weir, guitarrista e um dos fundadores da lendária banda norte-americana Grateful Dead, morreu aos 78 anos. A informação foi confirmada por sua família neste sábado (10). Segundo comunicado oficial, a causa da morte foram complicações pulmonares decorrentes de uma longa batalha contra o câncer.
“Ele faleceu tranquilamente, cercado por seus entes queridos, depois de lutar com coragem contra o câncer como só Bobby saberia fazer. Infelizmente, sucumbiu a problemas pulmonares subjacentes”, destacou a família em nota publicada no site oficial e no Instagram do músico. O local e a data exata do falecimento não foram divulgados.
Fundado nos anos 1960, o Grateful Dead tornou-se símbolo da contracultura ao misturar rock psicodélico, blues, country e jazz. A banda nasceu em São Francisco, epicentro do movimento hippie, e foi criada por Weir junto a Jerry Garcia, Bill Kreutzmann, Ron “Pigpen” McKernan e Phil Lesh.
Diagnosticado com câncer em julho do ano passado, Weir manteve o tratamento e, em agosto, celebrou 60 anos de carreira com três shows em sua cidade natal.
Além dos sucessos como “Truckin’” e “Casey Jones”, o Grateful Dead ficou marcado por apresentações ao vivo sempre únicas, o que consolidou uma legião de fãs fiéis conhecidos como “Deadheads”. Entre eles, destacam-se personalidades como o fundador da Apple, Steve Jobs, e o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore.
“Durante mais de 60 anos, Bobby construiu uma trajetória extraordinária. Guitarrista, cantor, compositor e cofundador do Grateful Dead, ele permanecerá para sempre como uma figura icônica, com um talento artístico único que revolucionou a música americana”, ressaltou a família.
O Grateful Dead foi a primeira banda de rock ocidental a se apresentar nas pirâmides do Egito, no final dos anos 1970. Em 1994, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock & Roll. Um ano depois, encerrou suas atividades após a morte do guitarrista Jerry Garcia.
Apesar disso, os integrantes se reuniram em diversas ocasiões. Em 2015, após uma turnê de despedida, alguns membros — incluindo Weir — lançaram o projeto Dead & Company.
Atualmente, Bill Kreutzmann, de 79 anos, é o único fundador vivo do Grateful Dead. O baixista Phil Lesh faleceu em 2024, aos 84 anos. Ron McKernan, que enfrentava problemas de saúde e dependência alcoólica, morreu em 1973, aos 27 anos.
* Título e texto com redação adaptada por IA e supervisionada pelo editor
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa