Curiosidades

Novelas de Manoel Carlos eternizaram trilhas sonoras marcantes

Autor, um dos maiores da televisão brasileira, morreu neste sábado, aos 92 anos, no Rio de Janeiro

Agência O Globo - 11/01/2026
Novelas de Manoel Carlos eternizaram trilhas sonoras marcantes
Manoel Carlos - Foto: Globo/Estevam Avellar

Manoel Carlos, profundo conhecedor do comportamento humano, deixou como legado uma série de novelas que se destacaram não apenas pelas icônicas Helenas, mas também pelas canções inesquecíveis que embalaram os dramas e paixões de suas tramas ao longo de décadas.

Em 1980, ao lado de Gilberto Braga, Manoel Carlos escreveu "Água Viva", lembrada até hoje pela abertura com "Menino do Rio", composição de Caetano Veloso, na voz de Baby Consuelo (atualmente, Baby do Brasil). No ano seguinte, "Baila Comigo" trouxe o hit homônimo de Rita Lee e Roberto de Carvalho, cuja versão de Robson Jorge e Lincoln Olivetti marcou a abertura. Já em 1982, "Sol de Verão" embalou a estação com "Tô que tô" (de Kleiton & Kledir, interpretada por Simone), além de futuros clássicos do rock brasileiro, como "Você não soube me amar" (Blitz), "Muito estranho" (Dalto) e "Tempos modernos" (Lulu Santos).

"Felicidade" (1991) ficou marcada pela canção-título, interpretada por Roupa Nova na abertura. Em 1995, "História de Amor" destacou a romântica "Lembra de mim", de Ivan Lins. "Por Amor" (1997) será sempre lembrada pelo público graças ao sucesso "Palpite", de Vanessa Rangel, e "Falando de Amor", de Tom Jobim, nas vozes do MPB4 e Quarteto em Cy.

Em "Laços de Família" (2000), a atmosfera do Leblon foi traduzida pelo clássico da bossa nova "Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)", de Tom Jobim, na versão de João Gilberto, Stan Getz e Astrud Gilberto. Na sequência, "Mulheres Apaixonadas" (2003) trouxe outro revival da bossa nova com "Pela Luz dos Olhos Teus", cantada por Tom e Miúcha. Em "Páginas da Vida" (2006), "Wave", também de Tom Jobim, ajudou a criar o clima lebloniano característico das obras do autor.

"Viver a Vida" (2009) apresentou como tema da Helena uma música inédita de Roberto Carlos, "A Mulher que Eu Amo". A abertura, por sua vez, trouxe novamente Tom e Miúcha com "Sei Lá (A Vida Tem Sempre Razão)". Já em "Em Família" (2014), Tom Jobim voltou a ser destaque com "Eu Sei que Vou Te Amar", interpretada por Ana Carolina, eternizando novamente o vínculo entre as novelas de Manoel Carlos e as grandes canções brasileiras.