Curiosidades
Funcionários do Louvre aprovam retomada da greve iniciada em dezembro
Trabalhadores protestam contra condições de trabalho no museu, que reabrirá parcialmente ao público
Os funcionários do Museu do Louvre decidiram, nesta segunda-feira (5), retomar a greve iniciada em 15 de dezembro e suspensa durante as festas de fim de ano. O movimento é um protesto contra as condições de trabalho no museu, que terá reabertura parcial.
Segundo os sindicatos CFDT e CGT, a decisão foi aprovada "por unanimidade" em assembleia, diante da avaliação de que não houve "avanços suficientes" nas negociações com o Ministério da Cultura francês.
Valérie Baud, representante do CFDT, informou à AFP que "cerca de 350 pessoas, de diferentes departamentos — administradores, curadores, pessoal de apoio — votaram por unanimidade" pela retomada da mobilização.
A direção do Louvre comunicou que o museu funcionará de forma "parcial", mas o "tour das obras-primas" — incluindo a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia — seguirá disponível ao público.
Entre as principais reivindicações dos funcionários estão a falta de pessoal, especialmente para a vigilância das salas, e a insatisfação com o aumento do preço dos ingressos para turistas não europeus, que passa a valer em 14 de janeiro.
O museu está sob os holofotes desde o roubo ocorrido em 19 de outubro, quando quatro homens invadiram o local por uma janela e fugiram com joias avaliadas em mais de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 550 milhões) em poucos minutos.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências