Curiosidades

Lô Borges: 'Trem azul' lidera homenagens e morte une opostos políticos

Levantamento aponta que canção foi a mais citada em tributos ao artista; políticos de diferentes espectros prestaram homenagens

Agência O Globo - 05/11/2025
Lô Borges: 'Trem azul' lidera homenagens e morte une opostos políticos
Lô Borges - Foto: Reprodução

A morte de Lô Borges na noite do último domingo (2) gerou grande repercussão nas redes sociais. Segundo pesquisa da Quaest, divulgada em primeira mão pelo GLOBO, a canção mais citada entre as milhares de publicações em homenagem ao músico mineiro foi "Trem azul", composta por Lô em parceria com Ronaldo Bastos.

O levantamento analisou menções feitas durante a segunda e a terça-feira seguintes à morte do cantor e compositor. Foram coletadas cerca de 56 mil menções, de mais de 27 mil autores, alcançando um público estimado em 4 milhões de contas.

Lô Borges e o Clube da Esquina

Mais da metade das menções nas redes sociais fazem referência direta ao repertório de Lô Borges. O Clube da Esquina, movimento do qual o artista foi um dos fundadores, também foi destaque, sendo lembrado em 37% das publicações, de acordo com o estudo da Quaest. Entre os posts mais compartilhados, estão as homenagens realizadas na famosa esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte.

Canções mais lembradas

Após "Trem azul" (36% das menções), as músicas mais citadas de Lô Borges foram "Um girassol da cor do seu cabelo" (29%) e "Paisagem da janela" (22%).

Homenagens de diferentes espectros políticos

A pesquisa também identificou que a trajetória de Lô Borges foi reconhecida por personalidades políticas de diferentes correntes ideológicas. Entre os nomes que prestaram tributo ao artista estão Aécio Neves, Romeu Zema, Lula e Margareth Menezes, mostrando que a obra de Lô uniu opostos no cenário nacional.