Cultura Pop

Ex-participante de ‘Survivor’ revela câncer e alerta sobre sintomas que ignorou

Ken McNickle, finalista da 33ª temporada do reality da CBS, disse que demorou a procurar atendimento médico

Agência O Globo - 24/06/2026
Ex-participante de ‘Survivor’ revela câncer e alerta sobre sintomas que ignorou
Ken McNickle - Foto: Reprodução / Instagram

Um dos participantes mais lembrados do reality show norte-americano “Survivor” comoveu seguidores nas redes sociais ao revelar que enfrenta um câncer. Aos 43 anos, Ken McNickle, finalista da 33ª temporada da atração da CBS, compartilhou o diagnóstico em seu perfil no Instagram e fez um alerta sobre sinais de saúde que ignorou antes de procurar ajuda médica.

“Refleti bastante sobre se deveria ou não compartilhar, mas finalmente decidi fazê-lo porque espero que este capítulo da minha história possa ajudar outras pessoas. Cometi alguns erros durante o processo e deveria ter cuidado melhor de mim e mais cedo. Se você tem algum problema de saúde, não ignore. Faça um exame. Não há nenhuma razão válida para não fazer isso. Nenhuma”, escreveu ele, ao publicar uma sequência de fotos em que aparece durante exames médicos.

Em um vídeo, McNickle relatou três sinais de alerta que deixou passar até chegar ao diagnóstico. O primeiro deles foi uma lesão na pele, que só foi avaliada quando já havia se agravado.

“Esperei quase um ano, até minha pele começar a se romper, para verificar isso. Se eu tivesse ido antes, teria sido um procedimento simples — não um buraco de oito centímetros no meu peito”, contou, mostrando a região lesionada.

O ex-participante também afirmou que observava sangue nas fezes todas as manhãs, mas demorou quase três meses para procurar atendimento.

Além disso, McNickle disse que ignorou a necessidade de consultar um médico mesmo após perceber uma alteração na região da virilha. Segundo ele, procurou avaliação apenas quando o caroço no testículo já havia aumentado consideravelmente.

“Esperei até que aquele caroço no meu testículo crescesse até o tamanho dos outros dois antes de procurá-lo para ser examinado”, relatou.

Ao falar sobre a demora em buscar ajuda, McNickle associou parte do comportamento à criação marcada por ideias de masculinidade rígida.

“Eu ouvi as palavras: ‘Pare de chorar. Não seja um bebê. Não seja uma bichinha. Não seja um babaca. Seja homem’. Acho que isso teve algo a ver com a situação”, afirmou.

O ex-modelo também fez um alerta sobre a resistência de muitos homens em cuidar da saúde física e emocional. “Precisamos falar mais sobre por que os homens têm 50% menos probabilidade de ir ao médico para problemas físicos e 60% menos probabilidade de buscar ajuda para problemas mentais e emocionais”, declarou.

Nos comentários, seguidores e fãs manifestaram apoio e agradeceram pelo alerta. “Que você esteja bem. Obrigado por esta mensagem importante. Vou compartilhá-la com as pessoas da minha vida que precisam desse lembrete para seguir uma rotina anual”, escreveu uma admiradora.

“Obrigado por compartilhar tudo isso. É extremamente importante falar sobre isso e normalizar a situação dos homens que estão sofrendo e não recebem a ajuda de que precisam”, comentou outra seguidora.

Outro fã destacou a importância do relato: “Você não é o único homem que adiou a consulta médica por muito tempo. Espero que sua história possa ajudar outros a entenderem isso”.

A temporada de “Survivor” da qual Ken McNickle participou foi exibida há dez anos e teve como tema “Millennials vs. Geração X”. Ele chegou à final e ficou entre os três finalistas, mas não venceu o programa.