Cultura Pop
Marina Ruy Barbosa, Giovanna Lancellotti, Eliana e mais famosas já apostam na cor do ano de 2026, escolhida pela Pantone; veja dicas
Minimalista à primeira vista, o tom carrega um discurso potente: desaceleração, silêncio visual e busca por calma em um mundo saturado de estímulos
Depois de um ano marcado por uma cor quente e terrosa (o mocha mousse), a Pantone surpreendeu (e dividiu opiniões) ao anunciar Cloud Dancer, um branco suave e equilibrado, como a cor do ano de 2026. Minimalista à primeira vista, o tom carrega um discurso potente: desaceleração, silêncio visual e busca por calma em um mundo saturado de estímulos. Mas afinal, o que esse tom específico representa? Para a consultora de moda Erika Furtado, a escolha do Cloud Dancer está diretamente conectada ao momento coletivo que vivemos.
Fotos:
Quem é Hebert Gomes?
— Para a cor de 2026, a Pantone quis trazer leveza, respiro e calma em um momento com tantos excessos e estímulos: visuais, informacionais e emocionais. Mesmo sendo uma escolha polêmica, eu vejo como um convite a desacelerar, buscar paz e tranquilidade no dia a dia — analisa ela, que questiona: — As cores que usamos têm o poder de despertar emoções. Então por que não escolher uma cor que nos ajude a sentir um pouco mais de calma? Acredito que esse tom será queridinho. Combina com todas as cores!
Na moda, a escolha não passa despercebida e já aparece em looks de famosas que apostam no branco. De Marina Ruy Barbosa a Giovanna Lancellotti, o Cloud Dancer ganha múltiplas leituras. Eliana reforça o lado clássico, enquanto outras beldades exploram looks mais ousados.
— Existem brancos quentes, frios e neutros. O Cloud Dancer é um branco neutro, sem puxar demais para o amarelo ou para o azul. Ele cria equilíbrio — diz a especialista.
Dá para errar usando branco?
Erika evita a ideia de erro na moda, mas traz uma leitura técnica:
— Como a base dele é neutra, ele tende a ser quase um branco universal. Favorece especialmente pessoas de cartelas suaves, claras e de baixo contraste, mas todo mundo pode e deve usar.
Vida de Asa Branca vira filme:
Quem são os ex-BBBs que já morreram?
Na prática, o Cloud Dancer funciona como uma verdadeira tela em branco no guarda-roupa de 2026. Justamente por ser neutro e equilibrado, o tom permite combinações quase infinitas. Para quem gosta de contraste, ele aparece com força ao lado de tons terrosos, azul-marinho e vermelho. Já quem prefere um visual mais suave pode apostar nos tons pastel, enquanto as cores intensas entram como opção para produções mais ousadas e cheias de personalidade.
— É uma cor que permite brincar, experimentar e criar combinações inusitadas sem medo — resume Erika.
Nas fotos acima, Ludmilla Zuri e Brunna Gonçalves mostram como o branco vai bem em toda a família. Aqui, usamos só looks todos brancos, mas o tom de 2026 da Pantone também se adapta bem a diferentes tipos de estampas.
— Ele fica lindo com estampas abstratas, florais com desenhos grandes e listras delicadas — diz a consultora de moda.
Acessórios
Nos acessórios, a aposta segue a mesma lógica:
— Os acessórios prata estão voltando com tudo e combinam muito com essa proposta mais leve e fluida. Gosto bastante também do dourado fosco, que traz elegância sem chamar tanta atenção quanto o dourado mais brilhante. São metais que conversam bem com a sofisticação dessa cor — afirma Erika.
E a make?
Na maquiagem, a ideia é acompanhar a mensagem de calma e simplicidade que o tom carrega.
— Com certeza, combina muito uma maquiagem leve: pele bem feita, pouco blush e um glow suave. Nada pesado. Aquele ar de clean girl, sabe? Harmoniza muito com a cor e com a mensagem de calma e leveza que ela transmite — indica a profissional de moda.
Mais dicas
Para quem deseja investir no Cloud Dancer de forma prática, Erika aponta algumas peças-chave que atravessam estações e tendências.
— Camisas em algodão são super versáteis e são ótimas tanto para o verão como para o inverno. Os vestidos fluidos em tecidos finos como seda e viscose são frescos e ótimos para os dias quentes. Calças brancas em alfaiataria também são ótimas para quem gosta de um armário prático, fácil e elegante. Essas são três peças das quais eu não abro mão no meu armário. São atemporais e funcionam para a vida toda — diz a especialista, que conclui: — Na minha opinião, vale super a pena apostar em peças no tom Cloud Dancer. É uma cor bonita, prática, combina com tudo e é atemporal.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias