Cultura Pop

Da Taça Jules Rimet ao Pluto: veja principais obras e personagens que entraram em domínio público em 2026

Obras de 1930 entraram na lista da Universidade de Duke dos destaques para 2026

Agência O Globo - 02/01/2026
Da Taça Jules Rimet ao Pluto: veja principais obras e personagens que entraram em domínio público em 2026
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O dia 1 de janeiro não é só o Dia da Confraternização Universal. Na verdade, para muitos, também é o data em que se comemora a entrada de diversas obras em domínio público no mundo todo.

Artistas internacionais aguardados estarão no Brasil em 2026; veja a agenda dos grandes shows

Dez anos depois, veja como estão os participantes do 'BBB 16'

Ex-Malhação Daniel Erthal faz balanço sobre venda de cervejas no réveillon: 'Nunca imaginei que eu pudesse sustentar sozinho'

A Universidade de Duke, dos Estados Unidos, faz, todo ano, uma coletânea das principais obras, personagens e gravações que perderam seus direitos privados. De pinturas de Mondrian à primeira aparição de Pluto, o cãozinho do Mickey. O EXTRA separou alguns dos destaques de 2026, confira:

Pluto, Betty Boop e Mickey Mouse

Em 2025, a primeira versão de Mickey Mouse foi liberada para uso público após o fim do direito da Disney sobre o cartoon Steamboat Willy. Em 2026, outros nove episódios entraram em domínio público, além da primeira semana dos quadrinhos do personagem.

E, entre esses nove episódios está a primeira aparição de Pluto, que, na época, ainda era conhecido como Rover, além de ter mudado — e muito — sua aparência

Outra personagem foi a Betty Boop. Ela apareceu, pela primeira vez, na animação Dizzy Dishes, do Fleischer Studios, em 1930. Diferente de Mickey e Pluto, sua aparência não mudou basicamente nada nos quase cem anos desde a sua primeira aparição.

Hitchcock e Irmãos Marx

Entre os filmes, estão as primeiras aparições e filmes falados de muitas estrelas. O ganhador do Oscar de melhor filme de 1930, Nada de Novo no Front, de Lewis Milestone, é um deles. Entre outros destaques estão: a comédia musical Os Galhofeiros, com os irmãos Groucho, Harpo, Chico e Zeppo Marx, Anna Christie e Free And Easy, primeiros filmes falado de Greta Garbo e Buster Keaton, respectivamente.

A primeira aparição na tela prateada, de Jean Harlow, Anjos do Inferno, filme dirigido por Howard Hughes, também entrou em domínio público

Finalmente, The Big Trail, faroeste de Raoul Walsh — diretor de Seu Ultimo Refúgio, com Humphrey Bogart — e primeiro papel principal de um jovem de 23 anos chamado John Wayne, também viu seus direitos autorais cair.

Faulkner, Agatha Christie e Freud

Entre os livros, estão autores renomados como William Faulkner com Enquanto Agonizo, quinto romance do autor, têm seu título retirado de uma passagem de A Odisseia de Homero.

Da mestre dos romances de detetive, Agatha Christie, está Assassinato na casa do pastor, que também é a primeira aparição de Miss Marple, uma detetiva amadora que aparece em doze romances e vinte contos policiais da autora.

Um dos principais livros de Freud, O Mal-estar na Civilização, é outro destaque. Publicada pela primeira vez em Viena em 1930, é considerada uma das obras mais influentes e estudadas na psicologia.

Nas artes plásticas: Klee, Mondrian e a Taça Jules Rimet

Entre as obras de arte plástica, a Universidade de Duke destacou as obras de Mondrian e Paul Klee.

Composição em Vermelho, Azul e Amarelo, de Piet Mondrian, segue bem o seu estilo clássico, utilizando apenas essas três cores — e o preto para as linhas — em quadrados e formas geométricas bem definidas.

De Paul Klee, Duke destaca Amizade Animal, Tier Freund Schaft, nome original.

A tão amada e reconhecida por todos os brasileiros, a Taça Jules Rimet, também entrou em domínio público este ano. Obra de Abel Lafleur, o troféu original da Copa do Mundo consistia da imagem de Nike, deusa da vitória Grega e foi roubado da sede da CBF em 1983, nunca recuperado e presumidamente derretido.

Dream A Little Dream e Georgia On My Mind são os destaques musicais

Entre as composições musicais, estão Georgie On My Mind de Hoagy Carmichael. Famosa na voz de Ray Charles — essa versão não entrou em domínio, só a composição em si —, a música chegou no primeiro lugar do Billboard Hot 100. Por acaso, ela também é a música oficial do estado da Georgia, nos Estados Unidos.

Dream A Little Dream of Me, de Fabian Andre, Wilbur Schwandt e Gus Kahn também entrou no balaio. Ela é famosa na voz de Cass Elliot do The Mamas & the Papas, numa gravação de 1968. Amplamente utilizada em séries e filmes, ela foi usada, recentemente, na quarta temporada de Stranger Things.