Brasil
'Brasil é soberano e sempre saberá defender sua democracia', afirma Moraes em solenidade no TSE

Em meio ao imbróglio diplomático entre Brasil e EUA, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou durante uma cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não importam quem são os inimigos da democracia, o Judiciário brasileiro vai se defender deles.
Na noite de terça-feira (3), o ministro Alexandre de Moraes afirmou durante cerimônia no TSE que a Justiça Eleitoral tem a defesa da democracia como princípio inflexível e que o Judiciário brasileiro saberá se defender de agressões de inimigos nacionais e internacionais — em alusão às declarações do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, sobre possíveis sanções contra ele.
"É um princípio inflexível do Poder Judiciário, é um princípio inflexível da Justiça Eleitoral defender o Estado Democrático de Direito, pouco importa quais são ou quais serão as agressões, pouco importa quais são ou quais serão os inimigos da democracia, os inimigos do Estado de direito, sejam inimigos nacionais, sejam inimigos internacionais", disse.
A declaração de Moraes é vista por observadores como uma forma de demonstrar o entendimento de que uma possível sanção à um dos membros da Suprema Corte será direcionada à instituição, deixando explícito que valores democráticos não são flexíveis, que interferências externas não seriam toleradas e que um "país soberano como o Brasil sempre saberá defender sua democracia".
A atual presidente do TSE, Cármen Lúcia, também discursou durante o evento e enalteceu a luta de Moraes, chamando-o de "guerreiro", afirmando que o país pode contar com a sorte de tê-lo presidente durante o pleito de 2022.
"O Brasil teve a sorte de ter um juiz operante, eficiente, trabalhador, ciente da sua responsabilidade e corajoso para enfrentar com todas as suas forças, tudo que fosse necessário para garantir que aquelas eleições acontecessem como aconteceram", afirmou.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió