Poder sem contrapeso

14/09/2026
Poder sem contrapeso
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. - Foto: Reprodução / Agência Brasil

Alexandre de Moraes tornou-se o símbolo de um Judiciário que ultrapassa limites. Decisões monocráticas, censura e investigações intermináveis alimentam desconfianças. Nenhum ministro pode se considerar maior que a Constituição que jurou defender. Combater ameaças à democracia não autoriza ameaçar as garantias democráticas.

Quando o juiz concentra poderes, o devido processo perde espaço e credibilidade.

O silêncio dos tribunais e do Congresso apenas fortalece esse perigoso desequilíbrio. A democracia precisa de Justiça firme, mas jamais de magistrados sem contraponto.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.