Fiat Argo 2026 mantém protagonismo entre os hatches compactos

Linha traz recursos de segurança, conectividade e conforto para ampliar participação no segmento

Por Sérgio Dias com Sérgio Dias 22/08/2025 21h09
Fiat Argo 2026 mantém protagonismo entre os hatches compactos
Foto: Sérgio Dias

O mercado brasileiro de hatches compactos vive uma disputa intensa, com modelos que representam parte significativa dos emplacamentos nacionais. Atualmente, o Volkswagen Polo lidera o ranking, mas logo atrás aparece o Fiat Argo, que se consolidou como o segundo mais vendido do segmento. Entre seus principais concorrentes estão o Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, terceiro e quarto mais vendidos. Dentro desse cenário competitivo, avaliei o modelo que chega ao mercado na linha 2026 com atualizações voltadas para segurança, conforto e conectividade.

Minha experiência ocorreu principalmente em trechos urbanos, o ambiente mais representativo do uso cotidiano de quem procura esse tipo de modelo. Foram dias de deslocamentos entre compromissos, enfrentando trânsito, ruas estreitas e manobras de estacionamento. Para além desse uso, também fiz uma pequena viagem até Itatiba, interior de São Paulo, local onde realizei as fotos do carro. Nesse trajeto rodoviário, o Argo também se mostrou consistente, confirmando sua vocação para ser um veículo de uso versátil.

O Fiat Argo 2026 apresenta novidades que vão desde ajustes visuais até recursos de tecnologia embarcada. O modelo recebeu faróis Full-LED e de neblina em LED nas versões Trekking e Drive 1.3 AT, enquanto o design em LED nos faróis passou a ser padrão nas demais configurações. Além disso, as versões Drive agora oferecem retrovisores externos na cor preto brilhante.

No interior, todas as versões do Argo 2026 foram aprimoradas com acabamento escurecido e melhorias de conforto. A central multimídia ganhou destaque ao incluir a função de espelhamento de celular sem fio, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o que torna a integração com dispositivos mais prática no dia a dia. Esses ajustes colocam o modelo em sintonia com as necessidades atuais do consumidor, que valoriza conectividade e praticidade em seus deslocamentos.

Durante a avaliação, utilizei a versão Trekking 1.3 CVT, a mais completa da linha. Essa configuração reforça o posicionamento do Argo como um hatch com perfil mais aventureiro, oferecendo não apenas visual diferenciado, mas também recursos que ampliam o conforto de condução. O câmbio automático CVT mostrou-se adequado ao ritmo urbano, proporcionando trocas contínuas e sem solavancos. Para quem busca dinamismo sem abrir mão da comodidade, essa versão é uma alternativa atrativa dentro do portfólio.

As demais versões também oferecem opções variadas de motorização e equipamentos, de acordo com diferentes perfis de consumidor. O Argo 1.0 é a opção de entrada, voltada a quem procura economia de aquisição e baixo custo de manutenção. O Drive 1.0 amplia o pacote de itens de série, enquanto o Drive 1.3 CVT equilibra desempenho e eficiência para o uso urbano. Já o Trekking 1.3 MT e o Trekking 1.3 CVT oferecem acabamento e equipamentos mais robustos, sendo indicados a quem deseja um hatch compacto com estilo mais ousado.

Do ponto de vista de segurança, toda a linha traz de série sistemas como freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, airbags e direção elétrica progressiva. Esses itens contribuem para uma condução mais segura e controlada em diferentes situações de uso.

Outro ponto observado na avaliação foi o equilíbrio entre consumo de combustível e dirigibilidade. Nos trechos urbanos, o Argo demonstrou boa eficiência, característica valorizada por motoristas que enfrentam trânsito intenso diariamente. Já nas estradas, mesmo sem ser um modelo de alta potência, conseguiu entregar desempenho satisfatório para ultrapassagens e retomadas, especialmente na versão 1.3 CVT.

O design externo, com linhas que unem funcionalidade e aerodinâmica, também segue sendo um fator de atração para o público. No caso da versão Trekking, o acabamento externo diferenciado contribui para uma percepção de robustez, sem comprometer a proposta de hatch compacto voltado ao uso cotidiano. Essa variedade de versões permite à Fiat atingir diferentes perfis de clientes, desde o consumidor que busca apenas um veículo acessível e eficiente até aquele que valoriza equipamentos e estilo.

Com essas atualizações, o Fiat Argo 2026 reforça sua competitividade diante de rivais fortes, que também têm ampliado a oferta de versões, motores e pacotes tecnológicos. A escolha do modelo, portanto, passa a depender do perfil de uso e das preferências do consumidor. Para mim, a experiência de conduzir o Argo no ambiente urbano foi o ponto mais relevante, uma vez que evidenciou o quanto o modelo está alinhado às demandas do dia a dia.

Ao final da avaliação, destaco três pontos positivos do Fiat Argo 2026: a conectividade sem fio na central multimídia, que facilita a integração com smartphones; o pacote de segurança, presente em todas as versões; e o conforto proporcionado pelo câmbio CVT nas versões 1.3. Como ponto a ser melhorado, ressalto a ausência de uma opção com motor turbo, já oferecida por alguns dos principais concorrentes do segmento, o que poderia ampliar ainda mais a competitividade da linha.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias


FPT Innovation Day 2025 apresenta avanços em descarbonização e conectividade


A cidade de Belo Horizonte foi palco, em 2025, da quarta edição do FPT Innovation Day, evento promovido pela FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group. Com foco em inovação, o encontro reuniu startups, acadêmicos e parceiros para discutir os rumos da descarbonização e da conectividade no setor automotivo da América Latina.

Durante o evento, dois painéis principais nortearam os debates. “Temos um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. O futuro do powertrain passa por combustíveis alternativos, que se complementarão de acordo com a missão”, afirmou Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. O primeiro painel abordou os desafios e as oportunidades do uso de Etanol, Biometano e Hidrogênio, com apresentação de casos em que a FPT atua em parceria com universidades e clientes. O segundo painel tratou da digitalização, com foco em ciência de dados, redes neurais e segurança cibernética, aplicados em projetos de telemetria da FPT Industrial e da Iveco.

Librelato aposta no Brasil e investe em nova unidade em São Paulo


A movimentação logística na Grande São Paulo ganhou um novo capítulo com a inauguração do Librelato Center SP, complexo industrial e comercial da fabricante de implementos rodoviários Librelato. Localizado em Guarulhos, o espaço reúne fábrica, concessionária própria, showroom, pátio logístico e centro de serviços em uma área de 27 mil metros quadrados. A operação marca a entrada da empresa no maior mercado consumidor do país com estrutura própria e integrada.

“Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, em nossos clientes e no setor de transporte”, afirmou Simone Martins, CEO da companhia. O investimento de R$ 10 milhões faz parte do plano de expansão anunciado em 2024, que prevê descentralização da produção e maior proximidade com os principais corredores logísticos da região Sudeste.

Pirelli P Zero vence teste comparativo de pneus


A quinta geração do Pirelli P Zero foi avaliada em um teste comparativo promovido pela revista britânica Auto Express, que colocou nove pneus de verão à prova em diferentes condições de uso. O resultado posicionou o novo modelo da fabricante italiana em primeiro lugar, com destaque para sua dirigibilidade em pisos seco e molhado, além de desempenho em frenagem, resistência à aquaplanagem e ruído de rolamento.

O desenvolvimento do novo P Zero envolveu métodos avançados de engenharia, com uso de inteligência artificial e algoritmos proprietários da Pirelli. Esses recursos permitiram à equipe de pesquisa e desenvolvimento identificar soluções técnicas com maior precisão, otimizando o tempo de produção e reduzindo a necessidade de protótipos físicos. Testes virtuais foram fundamentais para alcançar os resultados observados.

Reconhecimento direto dos transportadores marca trajetória da Dunlop


A celebração dos 66 anos do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS) foi marcada por homenagens a empresas que se destacam no setor. Entre os reconhecimentos, a Dunlop Pneus foi eleita a marca preferida pelos transportadores gaúchos no Prêmio Preferência do Transporte e Logística do RS, consolidando sua presença no mercado regional.

Durante o evento, realizado no Rio Grande do Sul, a Digal Pneus, distribuidora oficial da Dunlop no estado, também foi homenageada ao conquistar o segundo lugar na categoria Revenda de Pneus. “Receber esse prêmio em um evento tão importante como o aniversário do SETCERGS é motivo de grande orgulho para nós. Ele representa o reconhecimento direto dos transportadores e reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento e na qualidade dos produtos que oferecemos”, declarou Wilson Luiz Pippi Junior, CEO da Digal Pneus.

Iveco é eleita a montadora mais inovadora do Brasil em 2025


A Iveco foi reconhecida como a montadora mais inovadora do país em 2025 pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, consolidando sua posição no setor de veículos de grande porte. A premiação, que avalia empresas com base em critérios como estratégia, cultura, processos e resultados em inovação, destacou a atuação da marca no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis.

“Essa conquista chancela que inovação não é apenas um discurso, é uma diretriz. Isso só é possível porque nosso time vai além da ideia: aplica, testa, sustenta e faz a inovação acontecer. Esse reconhecimento reflete o trabalho consistente que integra tecnologia e desenvolve soluções inovadoras para o transporte, sempre com foco total no cliente”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

A picape que reboca quase 10 toneladas chega ao Brasil


A Ram iniciou a comercialização da picape 3500 2025 no Brasil, com preços que variam entre R$ 619.990 para a versão Laramie Night Edition e R$ 679.990 para a Limited Longhorn. A nova linha Heavy Duty foi apresentada com mudanças estruturais e tecnológicas, voltadas ao aumento da capacidade de reboque, conectividade e segurança.

O motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output foi atualizado e agora entrega 436 cavalos de potência e 1.458 Nm de torque. O conjunto mecânico inclui câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD da alemã ZF e sistema de tração 4×4 com reduzida, operado eletronicamente. O diferencial foi alongado para 3,42, visando maior eficiência em velocidades de cruzeiro. A capacidade de reboque da Ram 3500 atinge 9.079 quilos, enquanto a carga útil chega a 1.599 quilos.

Nissan confirma Rowland e Nato para a 12ª temporada da Fórmula E


A continuidade de uma parceria que rendeu resultados expressivos na última temporada marca o início da preparação da Equipe Nissan de Fórmula E para o Campeonato Mundial da ABB FIA 2025/26. Oliver Rowland e Norman Nato foram confirmados como os pilotos da escuderia japonesa para a 12ª temporada da categoria elétrica, reforçando a estratégia de estabilidade adotada pela equipe.

“Após um ano de muito sucesso, decidimos manter nossa dupla de pilotos para a 12ª temporada. Estamos ansiosos para consolidar nossas operações enquanto buscamos melhorar ainda mais o trabalho realizado dentro e fora da pista desde que assumimos o controle total de nossas operações no esporte”, afirmou Tommaso Volpe, diretor executivo e chefe de equipe da Nissan Fórmula E. A decisão foi anunciada após a equipe conquistar o terceiro lugar no Campeonato de Equipes da temporada 2024/25, o melhor resultado desde que passou a operar de forma independente.

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial


A indústria automotiva brasileira registrou um novo capítulo com a inauguração da primeira concessionária da Lecar, montadora nacional dedicada à produção de veículos híbridos e elétricos. Localizada em São Caetano do Sul, no ABC paulista, a unidade marca o início da operação comercial da marca e simboliza o retorno de investimentos ao berço histórico do setor automotivo no país.

“Com quase seis décadas de atuação no comércio de veículos no ABC Paulista, a Lopes Automóveis torna-se a primeira concessionária oficial da Lecar no Brasil. Localizada em São Caetano do Sul, a nova unidade conta com um showroom completo e está pronta para receber clientes interessados em conhecer detalhadamente os modelos da marca e a operar o inédito sistema de compra programada, que permitirá ao consumidor garantir seu veículo de forma planejada e segura”, declarou Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico


No cenário automotivo nacional, a chegada de uma nova versão costuma movimentar o mercado e atrair olhares atentos de consumidores e especialistas. A Honda anunciou que, a partir do fim de agosto, o City Hatchback Touring Sport estará disponível nas concessionárias brasileiras, com preço sugerido de R$ 152.800,00. O lançamento marca a expansão da linha 2026 do modelo, com foco em design esportivo e tecnologias voltadas à segurança e conectividade.

A nova configuração foi desenvolvida para atender a um público que valoriza personalização e estilo. Com exclusividade na cor Vermelho Supernova, o modelo incorpora elementos visuais específicos, como teto, antena tipo tubarão, aerofólio, rodas, retrovisores e ponteira de escapamento em preto brilhante. A proposta é oferecer uma alternativa com apelo esportivo, sem alterar a base técnica da versão Touring.

GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D


A GWM Brasil oficializou a inauguração de sua primeira fábrica nas Américas e no Hemisfério Sul, localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo. A unidade marca um novo capítulo na estratégia de expansão da montadora chinesa, que já possui fábricas completas na Rússia e na Tailândia. Com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, a planta inicia suas operações com três modelos: o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9.

Além da produção de veículos, a GWM anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento na América do Sul. O novo centro será construído em um terreno adjacente à fábrica e terá 15.000 m² de área total, com 4.000 m² de área construída. Mais de 60 técnicos e engenheiros atuarão no desenvolvimento de tecnologias flex e na adaptação de veículos globais às condições brasileiras. “O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geração para desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração e inteligência artificial”, explicou Parker Shi, presidente da GWM International.