PL enfrenta dilema para formar chapas proporcionais com vistas às eleições 2026

08/08/2025 08h08
PL enfrenta dilema para formar chapas proporcionais com vistas às eleições 2026
- Foto: Reprodução


O Partido Liberal (PL) em Alagoas enfrenta atualmente um grande dilema para a formação de chapas proporcionais com vistas às eleições 2026.
Nomes competitivos participam das articulações para a formatação de uma chapa estadual do PL enfrentam dificuldades em dialogar com o diretório estadual da sigla em Alagoas.

De acordo com um articulador, até o momento, não conseguiram sentar com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), presidente estadual do PL, para discutir as “garantias” da chapa estadual.


O prefeito da capital passou os últimos meses articulando a tratativa que culminou na nomeação de sua tia Marluce Caldas como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Agora, o presidente estadual está na iminência de deixar o partido em razão do acordo firmado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Sem garantias da permanência de JHC no PL, articuladores não conseguiram ainda definir os rumos que tomarão no pleito de 2026, já que o prefeito pode aparecer em um partido ligado a base de Lula comprometendo acordos locais.