“Enquanto tiver essa dicotomia, não se concebe melhorar a saúde de Alagoas”, enfatiza vereadora

10/04/2025 17h05
“Enquanto tiver essa dicotomia, não se concebe melhorar a saúde de Alagoas”, enfatiza vereadora
Foto: Site da Câmara de Maceió

Um dos discursos mais diretos – sem rodeios e xurumelas – na manhã desta quinta-feira, 10, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maceió, foi da vereadora e médica, Fátima Santiago (MDB).

Ao usar a tribuna da Casa de Mário Guimarães, o presidente da Casa, vereador Chico Filho (PL), tratou de apontar o caos que existe nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os entraves da regulação em Maceió para criticar a Saúde de Alagoas.

Na toada de Chico Filho, que esta semana esteve fiscalizando a UPA da Santa Lúcia, vale destacar o que disse a vereadora Fátima Santiago (MDB): “esse assunto é tão antigo [saúde] e parece que a solução não chega”.

Aliás, o Blog Kléverson Levy, inclusive, denunciou – também – que a Crise na Saúde: cortes de repasses financeiros nas UPAs do Estado têm deixado prefeitos em ‘maus lençóis’. A realidade nos municípios alagoanos é diferente do que preconiza a Política Nacional de Atenção às Urgências que classifica as UPAs em: Capacidade física instalada, Número de leitos disponíveis, Gestão de pessoas, Capacidade diária de realizar atendimentos médicos.

Já a sensatez do discurso, em aparte na Casa de Mário de Guimarães, deixou claro o conhecimento da vereadora – e médica – sobre o caos na saúde pública em Alagoas.

“Audiência pública não vai modificar muito porque o gestor, estado e município, tem que sentar numa mesa e olhar a saúde [estado e município] como um todo. Enquanto tiver essa dicotomia [política e administrativa], não se concebe melhorar a saúde de Alagoas”, rebateu Fátima Santiago que é médica e conhece bem o problema na raiz.

A lembrar: a audiência pública na Câmara de Maceió visa debater essa questão da regulação de leitos na saúde para a população de Maceió.

Veremos!

Por aqui, Continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: [email protected]

Redes sociais: @blogkleversonlevy