Redução da bancada de deputados federais será decidida até junho deste ano pelo STF

23/01/2025 08h08 - Atualizado em 23/01/2025 09h09
Redução da bancada de deputados federais será decidida até junho deste ano pelo STF

A redistribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados, motivada pelos resultados do último Censo do IBGE, tem gerado preocupação entre parlamentares de estados que poderão perder representação no Congresso Nacional


A questão deve ser decidida até 30 de junho deste ano, de acordo com determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os estados impactados, Alagoas enfrenta a possibilidade de perder uma das suas nove cadeiras atuais, o que tem mobilizado a bancada federal.


O tema foi discutido com Hugo Motta (Republicanos-PB), principal candidato à presidência da Câmara, cujo estado é um dos prejudicados pela redistribuição. Motta, inclusive, conta com os votos da maioria dos deputados alagoanos na eleição para o comando da Casa.


O debate deve retornar à pauta na Câmara Federal este ano. Para o deputado Paulão (PT), que é líder da bancada alagoana, a discussão sobre a redistribuição de cadeiras ocorre em um contexto de questionamentos sobre a precisão do Censo realizado durante a pandemia de Covid-19.


“Para fazer um novo Censo, seria necessário um investimento milionário, o que não está cogitado. A tendência é que haja um projeto tramitando até o meio do ano para manter as vagas atuais nos estados prejudicados, sem que os que ganharam sejam afetados”, afirmou o parlamentar.