Cineasta estreante, professor Edmilson Sá – que é Pessoa com Deficiência –, é destaque com obra audiovisual no Estado e no Festival do Recife

Por Edmilson Sá 18/11/2024 11h11 - Atualizado em 18/11/2024 18h06

Com o Documentário na Seleção Oficial para a 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano de 2024, o filme Barreiras: histórias e relatos de Pessoas com Deficiência frente ao capacitismo, também foi finalista e vencedor em duas categorias no 10º VerOuvindo: Festival de filmes com acessibilidade comunicacional do Recife – o Oscar da Acessibilidade do Audiovisual no Brasil. Concorrendo nas categorias de TALS (Transcrição Audiovisual da Língua de Sinais) e em Audiodescrição (AD). O curta, roteirizado, produzido, dirigido e montado por Edmilson Sá, trouxe dois troféus do Festival VerOuvindo: Júri Popular e Melhor TALS na categoria Documentário.

Filmado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), no edital de fomento à cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Palmeira dos Índios, em 2023. O filme, curta documentário de 25 minutos de duração, relata as vivências e desafios enfrentados por Pessoas com Deficiência no Brasil – mais especificamente, na cidade de Palmeira dos Índios. Através de relatos emocionantes e histórias inspiradoras, buscando promover a conscientização, combatendo o capacitismo e sensibilizar as pessoas, os poderes e políticas públicas na busca por uma sociedade inclusiva em que a dignidade da pessoa humana e a cidadania plena sejam reais. 

A 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, terá exibições nas salas do Centro Cultural Arte Pajuçara, além de exibições via internet. Foram 88 curtas-metragens alagoanos inscritos nesta edição. Os 16 filmes que irão compor a mostra competitiva foram realizados em 10 municípios diferentes (e Barreiras: histórias e relatos de Pessoas com Deficiência frente ao capacitismo – é o único representante da cidade de Palmeira dos Índios). Os filmes estão distribuídos em três sessões especiais, que serão realizadas de 12 a 15 de dezembro.

Respeitando as exigências dos editais, Barreiras: histórias e relatos de Pessoas com Deficiência frente ao capacitismo, é 100% inclusivo, com recursos de acessibilidade em Janela de Libras (TALS), Audiodescrição e Legendas descritivas, ou seja, Pessoas Surdas e Cegas, também poderão apreciar o Documentário.