Disputa pela presidência da OAB se torna cada vez mais política (sempre)

05/11/2024 09h09
Disputa pela presidência da OAB se torna cada vez mais política (sempre)
OAB-AL - Foto: Assessoria da OAB-AL

Enquanto algumas Instituições fizerem de suas casas uma mistura que envolve política e políticos, todavia, é fato que os interesses serão decididos em consonância com os interesses dos Poderes.

Já escreveu o Blog Kléverson Levy, inclusive, que não é democrático em qualquer lugar do mundo que os Poderes Constituídos estejam interligados ou harmonicamente pelos interesses pessoais/institucionais.

Executivo, Legislativo e Judiciário devem andar distantes – nas decisões, autuações e atuações – para se obter , dignamente, o estado democrático de direito.

Quando os três Poderes estão irmanados e unidos entre si, entretanto, quem perde totalmente é a sociedade que depende de ambos – para resolver os problemas culturais, políticos e sociais. Quanto ao fato da eleição pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, a disputa – sem dúvidas – se tornou cada vez mais políticaaaaaa…

Apesar da independência institucional, a OAB tem lá seus envolvimentos com a classe política alagoana. Não à toa que muitos escritórios ( ou sua maioria ) ligados à gestão atual, de fato, atendem personalidades políticas e Poderes Executivos (prefeituras) que mostram interesses na eleição da Ordem.

O atual presidente Vagner Paes, como dizem nos bastidores da política alagoana, permanece forte com apoios importantes de mandatários envolvidos com o pleito – seja em apoio ou até financeiro? Será? – na Casa dos Advogados de Alagoas.

Já a pesquisa divulgada recentemente…. é uma outra história para ser analisada depois.

Por ora, vale destacar que a porta de entrada do Judiciário tem que ser o caminho da igualdade, equidade, justiça social, deveres, cidadania e sempre na defesa de uma sociedade mais justa, igualitária e que precisa dessas instituições fiscalizadoras para se fazer justiça.

Não deve existir relação de amizades e/ou politicagem em detrimento da população. A lembrar sempre que a OAB (os membros e advogados) tem uma missão contínua que deve permanecer em defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito.

Política é uma outra história!

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: [email protected]

Redes sociais: @blogkleversonlevy