ARAPIRACA: dono do MDB local, Luciano rejeita Leo Saturnino
Com seu quatro mandato de prefeito de Arapiraca garantido e o projeto de ser candidato a governador de Alagoas em 2026, em andamento, Luciano Barbosa, com sua reaproximação com os Calheiros, pai e filho, após derrota-los nas urnas e na justiça, passou a ser dono absoluto do MDB local. Nessa condição, privilegiada, segundo notícia publicada pelo experiente e conceituado Jornalista Roberto Gonçalves, um grupo político de Arapiraca, ligado ao próprio Luciano, após se reunir decidiu indicar o vereador Leo Saturnino, também do MDB, para compor a chapa majoritária que disputará o comando do Executivo arapiraquense, tendo Luciano como candidato a prefeito e Leo como vice.
Leandro Barbosa de Almeida, o Leo Saturnino, é membro de uma família tradicional e grande influência na política de Arapiraca, que atua neste município há mais de 60 anos, tendo a trajetória política da família Saturnino iniciada em 1963, com a eleição do vereador João Saturnino de Almeida, falecido em 1965, quando ainda estava no exercício do mandato. Com a morte de João, seu irmão Adalberto Saturnino assumiu a liderança política da família, sendo eleito vereador de Arapiraca, sucedendo seu falecido irmão João Saturnino, na Câmara Municipal. Ato seguinte, Adalberto foi sucedido pelos filhos Alberto Almeida, atualmente Juiz de Direito, Biliu Saturnino e, por último, Leo Saturnino, sobrinho de Adalberto, vereador de dois mandatos.
A rejeição de Barbosa ao bom nome de Leo, criou uma certa cisão política interna no MDB arapiraquense e os analistas políticos locais asseguram que Luciano já tem o nome do candidato a vice-prefeito que será o atual presidente do MDB local, Yale Fernandes Barbosa, filho do conceituado médico José Fernandes de Lima, já falecido, um dos primeiros médicos residentes de Arapiraca, fundador da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Yale é amigo pessoal de Luciano há muitos anos e é pessoa da sua iteira confiança.