O que falta para o governador Paulo Dantas convocar os aprovados de 2022 da Polícia Científica?
Há um ano, os aprovados no concurso para cargos de nível superior e de nível médio da Polícia Científica do Estado, aguardam serem chamados para assumir os cargos do qual foram conquistados. O interessante é que o edital do certame foi divulgado em maio de 2022, passando pela realização das provas no mesmo ano e, em seguida, a conclusão do curso de formação em dezembro de 2023.
De lá para cá, os alunos que passaram por todo processo de estudos e formação prática, aguardam a convocação que deveria ser feita pelo governador Paulo Dantas (MDB), ano passado, até como promessa de campanha eleitoral.
Contudo, promessas de em tempos de eleição ficam – em sua maioria – nas promessas eleitoreiras.
Com isso, os futuros peritos de Alagoas estão à espera da boa vontade política do chefe do Executivo estadual para prestar – oficialmente – serviços à sociedade alagoana. Além disso, os alunos do curso de formação não tiveram, a exemplo de outros estados, o pagamento de bolsas para custear os gastos durante o ano de preparação. Os próprios estudantes foram obrigados a retirar do bolso (absurdo!) para conseguir concluir todas as etapas que constavam no certame da Polícia Científica.
Noutro ponto, o interessante é que esse concurso público de 2022 teve 17.840 inscritos e foi considerado um dos mais concorridos da história da segurança pública do estado com aprovados para cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odonto legista, técnico forense, papiloscopista e novo cargo de auxiliar de perícia.
Porém, desde dezembro de 2023, 121 pessoas – ainda – aguardam serem convocados. Em janeiro deste ano, o Governo de Alagoas divulgou o resultado do curso de formação e, por conseguinte, comunicou que a próxima e última etapa seria a convocação para posse dos aprovados
A promessa – de novo! – já dura mais de 90 dias de ansiedade, agonia, angústia e aflição para os pais e, principalmente, os filhos que estudaram noite e dia para terem o sonho realizado de fazer parte da Polícia Científica de Alagoas.
“Paulo Dantas ao comparecer em um evento no dia 26/03/2024 e ao ser questionado por um dos candidatos do concurso sobre uma data para a nomeação informou que a mesma iria ocorrer no mês de abril. Porém os aprovados não tiveram, até a presente data, nenhum retorno ou resposta oficial por parte do governo de uma possível expectativa de nomeação. A Comissão dos aprovados no concurso tentou por diversas vezes um retorno por parte do governo que ignora e continua mantendo todos sem respostas”, disse uma das aprovadas ao Blog Kléverson Levy.
Por fim, a pergunta que fica é: O que falta para o governador Paulo Dantas convocar os aprovados de 2022?
Afinal, em outros tempos que não existia unanimidade em Alagoas, bastava um deputado estadual se manifestar na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para que os concursados tivessem voz e vez em suas defesas.