Preguemos o amor e o perdão

26/03/2024 23h11 - Atualizado em 27/03/2024 00h12
Preguemos o amor e o perdão


Nesta manhã tranquila de terça-feira santa acordamos sob a égide de uma reflexão profunda sobre dois dos mais sublimes sentimentos que compõem a essência humana: o perdão e o amor. Na quietude que antecede o amanhecer, enquanto as sombras da noite ainda dançam entre as luzes tênues, nossas almas se inclinam a uma introspecção silenciosa, embaladas pelo significado dessa semana de recolhimento e reverência.

A terça-feira santa, inserida no cerne da Semana Maior, nos convida a meditar sobre a trajetória de Jesus e os ensinamentos que, mesmo dois milênios depois, continuam a ecoar com uma atualidade surpreendente. É um dia que nos remete à reflexão sobre o ato de perdoar e a capacidade de amar incondicionalmente, mesmo diante das adversidades e desafios que a vida nos impõe.

O perdão, tal qual nos foi ensinado pelo mestre de Nazaré, não se apresenta como um mero ato de esquecimento, mas como uma escolha consciente de libertação. Libertação do peso dos ressentimentos, das correntes da mágoa que aprisionam o coração e turvam a visão da alma. Perdoar é um ato de coragem, uma prova de força interna que nos eleva acima das pequenezas humanas, permitindo-nos ver o outro — e a nós mesmos — sob uma luz de compreensão e empatia.

E o amor, esse sentimento tão vasto e profundo, se manifesta como a verdadeira essência do ser. Amar é reconhecer no outro a sua própria humanidade, é estender a mão sem esperar algo em troca, é acolher as diferenças e celebrar as semelhanças. O amor que Jesus nos ensinou vai além das fronteiras, das convenções sociais; é um amor que cura, que acolhe, que restaura.

Nesta terça-feira santa, enquanto o mundo parece girar em um ritmo frenético, imerso em seus próprios dilemas e urgências, somos convidados a fazer uma pausa, a respirar mais fundo e a refletir sobre esses dois pilares que sustentam a nossa existência. Que possamos olhar para dentro de nós e para o mundo ao nosso redor com olhos de perdão e corações plenos de amor.

Que a jornada de reflexão desta terça-feira santa nos inspire a ser melhores, a praticar o perdão e a espalhar o amor por onde passarmos. Que possamos reconhecer a beleza e a força que residem no ato de perdoar e na capacidade de amar sem medidas. E que esses sentimentos não se restrinjam a apenas uma semana no calendário, mas se entrelacem ao tecido de nossas vidas, guiando nossos passos em cada novo amanhecer.

Neste dia de quietude e introspecção, que o perdão e o amor sejam as luzes que iluminam nosso caminho, lembrando-nos sempre da grandeza e da beleza de nossa jornada humana.